sábado, 29 de março de 2014

Após 14 anos, Aeroporto Internacional do Piauí recebe voo comercial

Litoral do estado volta a fazer parte da malha aérea nacional. Segundo a Azul, serão disponibilizados três voos de frequências semanais.
Por Patrícia Andrade Do G1/ PI
Primeiro voo comercial em 14 anos, em Parnaíba (Foto: Patrícia Andrade/G1)Primeiro voo comercial em 14 anos, em Parnaíba (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Após muita especulação e mudança de data, o Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, em Parnaíba (PI), a 350 km de Teresina, recebeu neste sábado (29) seu primeiro voo comercial em 14 anos. Mais de 60 pessoas, entre passageiros, autoridades e imprensa, estavam presentes no voo que saiu de Teresina com destino a cidade litorânea e durou 45 minutos.
Autoridades comemoram a início dos voos comerciais em Parnaíba (Foto: Patrícia Andrade/G1).
No início do ano o Governo do Estado anunciou que os voos oficiais para o litoral seriam realizados a partir de fevereiro, mas de acordo com o superintendente de Turismo de Parnaíba pendências no sistema operacional e formalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) atrasaram a assinatura do termo de acordo. O voo inaugural que aconteceria no dia 20 de março foi adiado para o dia 29. O voo terá frequência semanal( às quintas, sábados e domingos), do novo destino para a capital cearense. A partir do dia 5 de abril, Teresina entra para as rotas atendidas a partir do Aeroporto Internacional de Parnaíba. Será uma decolagem aos sábados e outra aos domingos para a capital. O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, acredita na viabilidade das operações da companhia e disse que a oferta de três voos por semana será o pontapé para que outras companhias tenham interesse em investir na cidade. "Parnaíba é uma cidade com comércio pujante, de grande potencial turístico. Acredito que essa oferta inicial de três voos logo será ampliada e esperamos que novas empresas

também manifestem interesse", afirmou.
Casal no voo entre Teresina e Parnaíba (Foto: Patrícia Andrade/G1).
O governador do Piauí, Wilson Martins, afirmou que a integração do litoral do estado a malha aérea nacional deve alavancar o turismo na região. "Agora Parnaíba está incluída no roteiro dos voos regionais e esse é um momento importante para a cidade melhorar os seus serviços como comércio, setor do turismo e continuar no caminho do desenvolvimento", destacou. Presente no voo inaugural, o casal formado por Jefferson Neves, que há 10 anos saiu de Parnaíba para morar em Brasília, e a técnica em nutrição Gerliane Ribeiro, disse ter ficado bastante satisfeito com a oferta de voos regulares e pretende fazer viagens com mais frequência para o litoral do Piauí. "Fiquei feliz em saber desse voo e isso diminuiu custos e o tempo da nossa viagem", disse Jefferson.
Edição: Mário Pires Santana