sábado, 18 de fevereiro de 2017

Mais uma aluna piauiense de Capitão de Campos é destaque Nacional em Matemática

A jovem estudante apesar de muito nova é considerada um fenômeno da matemática e sonha em ser uma pesquisadora do IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada.
Por *Dielson Carvalho
    Anne Beatriz Cardoso de Sousa/Foto/Dielson
Anne Beatriz Cardoso de Sousa adolescente de apenas 14 anos de idade, piauiense, natural da cidade de Capitão de Campos, vem sendo destaque nacional desde 2014, quando em sua primeira participação na OBMEP-Olimpíada Brasileira de Matematica das Escolas Públicas, obteve a melhor nota de toda região nordeste. De la pra cá Anne já teve outras premiações importantes como é o caso da competição Canguru de Matemática e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica quando também ganhou medalha de OURO. 
A jovem estudante apesar de muito nova é considerada um fenômeno da matemática e sonha em ser uma pesquisadora do IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Seu tio Antonio Marcos ou Marcos Matemática como é chamado pelos colegas, hoje é professor de álgebra e cálculos na UESPI - Universidade Estadual do Piauí, foi quem acompanhou Anne até o Rio de Janeiro onde é a sede do IMPA, ele cita que "ela deixa de fazer qualquer coisa para assistir aulas de matemática", inclusive ela as vezes assiste aulasdele na UESPI e acompanha o conteúdo universitário numa boa. 
Anne Beatriz é um dos 546 estudantes de 20 estados brasileiros e outros 13 países a participar do curso de verão do IMPA. Anne leva uma vida dedicada aos estudos, faz reforço com outros tio, que também é professor de matemática e participa de um projeto chamado VIVA GEOMETRIA idealizado pelo professor da rede estadual de ensino Werbety Ney, que também criou o INSTITUTO XAVIER, Ney sempre cita Anne como referencia de inteligência e amor aos estudos, pra ele, ela é um fenômeno absoluto,inquestionável. Anne Beatriz carrega consigo odom herdado dos tios ´para com a matemática.
*Editor
Fonte: Redação/Piauí Hoje
Edição: Mário Pires Santana