quinta-feira, 22 de junho de 2017

Secretaria Estadual de Cultura emite nota sobre emergência no Porto das Barcas

A Secretaria Estadual de Cultura informa que, por meio da Coordenação de Registro e Conservação desta secretaria, foi feito um relatório de avaliação da estrutura física do Complexo Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba.
O emblemático Poto das Barcas, outrora, Porto Salgado
O relatório, assinado pela coordenadora de Registro e Conservação da Secult, arquiteta Patrícia Mendes, constatou que o conjunto arquitetônico do complexo está comprometido e com risco de desabamento. Para evitar maiores danos à própria estrutura e às pessoas que transitam diariamente no local, foi decretado estado de emergência pelo governador do Estado, Wellington Dias. Com isso, a Secult tem até 180 dias para executar a obra.
O valor estimado para toda a recuperação e revitalização do conjunto arquitetônico é de aproximadamente R$ 8 milhões, devido aos impactos ambientais sofridos ao longo dos últimos 10 anos, principalmente na área onde fica atualmente o Museu Náutico e seu entorno.
A Secult já possui projeto elaborado para recuperação do conjunto arquitetônico e irá trabalhar o mais rápido possível, dentro do prazo previsto de 180 dias, na contratação da empresa e execução da obra.
Por Tacyane Machado
Informações: Secult
Fonte: Extra Parnaíba
Edição/Mensagem da foto: Mário Pires Santana