segunda-feira, 17 de julho de 2017

Fábio Novo rebate crítica e desabafa: 'é preciso investir na Cultura'

Secretário de Cultura, Fábio Novo/Foto/Wilson Filho/cidadeverde.com
O secretário Estadual de Cultura do Piauí, Fabio Novo (PT), rebateu as críticas divulgadas na imprensa de que o governo está demandando esforços para festivais e esquecendo outras áreas, que estão mais necessitadas no momento. Fábio Novo ressaltou que é preciso que "cada macaco fique no seu galho", defendendo que o governo deve investir mais ainda na área cultural como tem investido em tantas outras áreas prioritárias. As críticas foram rebatidas durante a solenidade de lançamento do Festival Ópera Serra da Capivara, no Palácio do Karnak, no Centro de Teresina, na manhã desta segunda-feira (17).
"É importante fomentar os festivais sim. É comprovado que o turismo casado com cultura eleva os índices econômicos, promove o Estado a nível nacional e assim, colabora com o desenvolvimento de várias formas", destacou. Fábio Novo acrescentou em tom de desabafo: "Vamos retomar o festival, sim. Vai dar certo, sim, vai ser sucesso. Vem para ficar, já entra no calendário cultural do Governo e vai ser feito doa a quem doer". Além disso, ele comentou que os investimentos em outras áreas, como o investimento em projetos e ações de combate à seca na região sul do Piauí, local em que acontecerá o evento, estão sendo feitas, cada uma sob a responsabilidade das suas áreas, como Defesa Civil e Secretaria do Meio Ambiente. 
Aeroporto
Ele lamentou que, por exemplo, alguns meios de comunicação não deem destaque à notícia de que o aeroporto internacional de São Raimundo Nonato está funcionando, que foi entregue no governo Wellington Dias e que o voo de Teresina-Picos-São Raimundo Nonato acaba de ampliar a capacidade de passageiros disponibilizando uma aeronave maior, passando a poder transportar 18 pessoas. "Isso tem meio que não mostra. É lamentável, destacou, porque representa um grande avanço. O aeroporto funciona, e é um um dos melhores do país", destacou.
Ópera Serra da Capivara
A prefeitura de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, garante que será um espetáculo belíssima como nunca aconteceu no estado. "É uma apresentação de muita grandeza. Maravilhosa, que não deixa a desejar para nenhuma outra no mundo, que vai mesclar teatro, música, dança e circo", disse Carmelita.
Por Lyza Freitas
Fonte: cidadeverde.com
Edição: Mário Pires Santana