sábado, 29 de julho de 2017

Ondas de até quatro metros podem atingir litoral do Piauí, alerta a Marinha

O mar agitado, no litoral do PI, CE, MA e RN, deverá se manter até a próxima terça-feira.
Da Agência Brasil

Ventos muito fortes e ondas de 3 a 4 metros podem atingir o mar do litoral do Nordeste entre Natal (RN) e São Luís (MA). De acordo com o alerta da Marinha, a previsão de mar grosso nos estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte é para até às 21h deste domingo (30). Quanto à previsão de vento forte ou muito forte na região, com força entre 7 e 8 com rajadas, é que ocorra até às 9h da manhã deste domingo (30). As ondas, com orientação de sudeste, poderão chegar até 3 metros de altura nessas regiões. O mar agitado deverá se manter até a próxima terça-feira (01/08). A previsão é da Capitania dos Portos
do Ceará, que emitiu alerta de navegação.
Mar fica agitado no Litoral do Nordeste
"A Capitania dos Portos do Ceará recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nestes dias e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança".
Para o presidente da Colônia de Pescadores Z-8, Possidônio Soares Filho, em condições assim, sair para o mar pode ser fatal para jangadas e outros tipos de barcos a vela.
“Quando se sai daqui do Porto de Fortaleza, está esse terral, esse ventinho calmo, mas com a subida do sol, o vento vai se aproximando da velocidade que não é compatível com embarcações a vela. O pescador precisa estar atento, porque pode cair numa situação em que ninguém poderá ser resgatado”, afirmou.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esta época do ano (até novembro) em Fortaleza se caracteriza pelos ventos fortes, que chegam a mais de 50 quilômetros por hora. Também nesse período, o vento muda de direção e passa a soprar a partir do leste e do sudeste, o que afeta a navegação na parte norte da Região Nordeste.
Fonte: Portal AZ
Edição: Mário Pires Santana