quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Imagens mostram a presença de crianças no Lixão de Parnaíba

Recentemente, a TV Antena 10, veiculou reportagem sobre o Lixão de Parnaíba. No local, a situação de vulnerabilidade de crianças e mulheres em especial, que ajudam no sustento de casa, chegando a tirar do meio do lixo, a alimentação diária. Ao ser questionado sobre trabalho infantil no local, o prefeito Mão Santa disse que não existia isso no espaço. As imagens foram feitas ontem (08/08) no local.
Mas, não é o que acontece no dia a dia, pois crianças vão até o local e se submetem devido as condições financeiras, a buscar em meio ao lixo, o “pão” de cada dia. O capítulo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe o trabalho infantil. Com relação ao assunto, na gestão passada foi inclusive assinada um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC para que essas práticas fossem evitadas. Existe no momento, o trabalho da Proteção Social e Proteção
Social Básica, porém há uma necessidade do desenvolvimento de atividades por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – Sedesc, que poderia trabalhar ações, como inserir as famílias para acompanhamento do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
Por Tacyane Machado
Fonte: Extra Parnaíba
Edição: Mário Pires Santana