quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Wellington lança PPP Piauí Conectado em Parnaíba

Da Redação do Portal AZ

O governador Wellington Dias lançou, nesta terça-feira (1º), o edital de licitação da primeira PPP de fibra óptica do país. Trata-se do Piauí Conectado, projeto do ramo de tecnologia, elaborado pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), que visa à apresentação de soluções em tecnologia de comunicação e informação por meio de Rede IP Multi-serviços para a Administração Pública Estadual. A assinatura foi na Unidade Escolar Janete Moraes, em Parnaíba.
Além do governador, estavam presentes a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, o secretário de Estado da Administração, Franzé Silva, e o diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros.
A infraestrutura da PPP prevê a instalação de 5.000 km de fibra óptica que possibilitará conectar 80% da população piauiense, que vivem em 98 municípios. Com capacidade de 60 gigabytes e 1.500 pontos de acesso, a PPP vai tirar o Piauí da penúltima colocação no ranking nacional da Inclusão Digital. O objetivo buscado pelo Estado, com a implantação do projeto, é melhorar a qualidade dos serviços prestados aos servidores públicos e aos cidadãos piauienses com expansão e universalização do acesso à internet, com a redução dos custos operacionais e administrativos, assim como com a promoção da inclusão social em todo o Estado.
Para tal, o modelo estruturado possibilita desenhar estratégias que ampliem e interiorizem a prestação dos serviços integrados de telemática, adequando-se às necessidades das secretarias estaduais e dos demais órgãos da Administração Pública Direta e Indireta, atualmente limitada a algumas localidades do interior do estado.
As minutas do edital, contrato e anexos estarão disponíveis para download dos interessados no site da suparc:www.ppp.pi.gov.br. Os interessados poderão adquirir o edital e todos os anexos na sede da Superintendência de Parcerias e Concessões, localizada na Av. Pedro Freitas, s/n, bloco I, 2° andar - Centro Administrativo.
PPP é necessária
Em 2016, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 93% dos domicílios piauienses têm acesso à internet por meio de telefones celulares e que a banda larga móvel já supera a banda larga fixa. O estudo faz parte do suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), e mostra também que 63,1% dos domicílios não têm a utilização da internet, o que representa 59,7% da população sem internet em casa. Com a implantação do Piauí Conectado, 80% da população piauiense que vive em 98 municípios terá acesso à internet.
Fonte: Portal AZ
Edição: Mário Pires Santana