quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Copa do Nordeste 2018 volta ao formato que a consagrou

A sexta edição da Copa do Nordeste começa amanhã, dia 6 de setembro, em São Luís, no Maranhão.
O Lançamento da competição e Sorteio dos quatro grupos será realizado no Auditório do Sistema FIEMA, com a presença de representantes dos Clubes, das Federações, da CBF, patrocinadores, parceiros, jogadores e jornalistas. Nos anos anteriores, o evento de abertura da maior competição do primeiro semestre no Brasil, foi realizado em Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN) e João Pessoa (PB). A Copa do Nordeste 2018 terá a maior premiação de todos os tempos.
O Sorteio terá transmissão dos Canais Esporte Interativo – que é o detentor dos direitos da competição, a partir das 20h45. A Copa do Nordeste é a única competição do Brasil que contrata uma agência para desenvolver um conceito especial. Criado pela Crane, esta edição será embalada pelo "Sangue Tipo NE", a ideia tem o objetivo de representar de forma singular a terra, o orgulho, a força, a história, a energia e a união do povo nordestino. Desta vez, o conceito extrapola o esporte e lembra que é muito mais que futebol, é coisa de DNA, de um sangue único, Sangue Tipo NE.
Os elementos que vão acompanhar a mensagem remetem às veias pelas quais
correm o sangue nordestino, a tipografia, traz referências do sertão nordestino e suas particularidades. A ideia é que esse conceito contribuía com a modernização visual da competição, mas também que respeite e homenageie a tradição nordestina. 
SORTEIO EMOCIONANTE
Como já se tornou tradição na Copa do Nordeste, o Sorteio dos grupos começa pelo Pote 4, ou seja, pelos clubes que estão mais abaixo no ranking da CBF. A intenção, é que os cabeças-de-chave (clubes melhores ranqueados, no Pote 1) só sejam conhecidos no final.
Neste ano, a competição volta a ter 16 clubes. É que uma fase de mata mata está sendo realizado de forma preliminar. O CSA e o Globo já garantiram vaga. Dois confrontos ainda estão em aberto: Treze x Cordino e Náutico x Itabaiana.
Cada pote terá quatro clubes que formarão os quatro grupos da primeira fase da competição. Todos os times se enfrentam dentro dos grupos, em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final. Nesse momento, com os oito classificados, haverá novo sorteio para conhecer os adversários.
Pote 1: Vitória (BA), Bahia (BA), Ceará (CE) e Santa Cruz (PE)
Pote 2: ABC (RN), Sampaio Correa (MA), CRB (AL) e Botafogo (PB)
Pote 3: Salgueiro (PE), Confiança (SE), Altos (PI) e Ferroviário (CE)
Foto: Reprodução/Internet
Fonte: Portal AZ
Informações: Esporte Interativo
Edição: Mário Pires Santana