terça-feira, 3 de outubro de 2017

FFP irá formalizar denúncia ao Parnahyba no TJD-PI por escalação irregular

Federação vê irregularidade na utilização do atacante Felipe Garcês, que tem idade abaixo da estipulada no regulamento da Copa Piauí; documento deve ser protocolado nesta terça.
Por Wenner Tito, Teresina

A Federação de Futebol do Piauí irá formalizar denúncia contra o Parnahyba no Tribunal de Justiça Desportiva. A FFP acredita que o clube escalou irregularmente na Copa Piauí o atacante Felipe Garcês, que tem idade menor que a estipulada pelo regulamento da competição. O documento deve ser protocolado nesta terça-feira. O River-PI, parte interessada no caso porque pode ir para a final do torneio caso o Tubarão seja punido, também deve fazer a notícia de infração. O clube nega qualquer irregularidade.
Felipe Garcês, atacante do Parnahyba, tem 17 anos e teria sido escalado de forma irregular (Foto: Blog do Jonys)
O caso foi analisado pela federação durante a tarde desta segunda-feira. Os diretores da entidade acreditam que o Parnahyba violou o regulamento ao escalar Garcês, que nasceu em 2000, enquanto a regra da competição estipula
a inscrição de atletas nascidos entre os anos de 1996 e 1999. Por isso, o caso deve ser levado a julgamento do TJD-PI. - Estamos pegando as súmulas, vendo toda a documentação, e aí a gente vai encaminhar para o Tribunal, porque houve uma irregularidade. O River-PI também está entrando com denúncia como parte interessada - afirma Robert Brown, vice-presidente da FFP.
Registro de Felipe Garcês no BID confirma ano de nascimento do jogador (Foto: Reprodução/CBF)
Mais cedo, tomando conhecimento da possível denúncia, o presidente do Parnahyba, Batista Filho, havia mostrado tranquilidade. Segundo ele, está descartada a hipótese de qualquer erro na escalação de Felipe Garcês.
- Falamos com o nosso advogado (Miguel Bezerra) e estamos despreocupados quanto isso. A lei permite ele jogar profissionalmente podendo atuar em qualquer competição - Batista Filho, presidente do Parnahyba. A princípio, a tabela da Copa Piauí não deve sofrer alterações. A última rodada será disputada neste sábado, com dois jogos no estádio Lindolfo Monteiro. Os dois jogos da final, marcados para acontecer nos dias 12 e 19 de outubro, também estão mantidos nestas datas, mas isto pode mudar a depender da realização do julgamento no TJD-PI. - Vai ter a rodada deste fim de semana naturalmente. O Tribunal deve marcar para a próxima semana o julgamento, e aí vamos esperar. Por enquanto as datas da final estão mantidas, mas se não julgarem a gente pode mudar - diz Brown.
Caso deve ser levado a Julgamento no TJD-PI (Foto: Josiel Martins/GloboEsporte.com)
O Parnahyba é vice-líder da Copa Piauí e garantiu vaga na final da Copa Piauí com uma rodada de antecedência. No entanto, caso seja punido, o time pode sair da zona de classificação (os dois primeiros colocados) e assim a vaga ficaria com o terceiro (hoje o River-PI, com 10 pontos), que enfrentaria o 4 de Julho, atua líder, na decisão.
CLASSIFICAÇÃO COPA PIAUÍ
*1º 4 de Julho: 14 pontos (4 vitórias, 6 gols de saldo)
*2º Parnahyba: 14 pontos (4 vitórias, 2 gols de saldo)
3º River-PI: 10 pontos
4º Piauí: 7 pontos
5º Flamengo-PI: 3 pontos
* Os dois primeiros fazem a final, o campeão vai à Série D em 2018
Fonte: G1/PI
Edição: Mário Pires Santana