domingo, 29 de outubro de 2017

Professora indica possíveis temas de redação do Enem; veja dicas

Patrícia Lima acredita que um dos temas mais prováveis será a questão ambiental, mas destacou outros cinco temas que podem ser abordados.
Por Nayara Felizardo

A professora Patrícia Lima, que antecipou para o Jornal O DIA o tema da redação do Enem no ano passado, sugeriu alguns assuntos que podem ser trabalhados neste ano. A prova será aplicada no dia 5 de novembro.
Muitos foram os assuntos que ganharam repercussão em 2017, principalmente no início do ano, mas a professora de redação acredita que um dos temas mais prováveis será a questão ambiental. “Coincidência ou não, no dia 5 fazem dois anos da tragédia de Mariana, em Minas Gerais”, lembra Patrícia. Em 2015, duas barragens da mineradora Samarco se romperam, provocando graves danos ambientais, sociais e econômicos. Patrícia destaca também outros temas, como as reformas do ensino médio e da previdência. Na área da saúde, um assunto recorrente é a obesidade. “Temos ainda a internet, devido às fake news, e a segurança pública, com destaque para a crise penitenciária, o fazer justiça com as próprias mãos ou o desarmamento”, afirma. Diante das inúmeras possibilidades de tema, a orientação para os estudantes é que utilizem esta última semana para reler os
textos produzidos durante o ano e para buscar informações. “É bom conhecer sobre os assuntos apresentados como prováveis de serem abordados”, disse a professora.
Crítica
Nesta semana, uma liminar autorizou que as provas de redação do Enem contenham desrespeito aos direitos humanos. O Inep entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal e busca reverter a decisão.
Segundo Patrícia Lima, a liminar representa um retrocesso. “As propostas de redação têm também uma função educativa. Permitir que um candidato jovem, que não tem maturidade e personalidade formada, desrespeite os direitos humanos e sabia que isso não vai acarretar nenhuma consequência, é um retrocesso”, conclui.
Foto; Reprodução/Editor
Fonte: portalodia.com
Edição: Mário Pires Santana