terça-feira, 24 de outubro de 2017

Zé Hamilton pede que parnaibanos façam campanha pela criação da Universidade Federal do Delta

O deputado estadual Zé Hamilton (PTB) anunciou em visita a Parnaíba, que a Comissão de Finanças e Tributação aprovou o Projeto de Lei 5272/16, do Poder Executivo, que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), por desmembramento da Universidade Federal do Piauí – UFPI.
Na ocasião, o deputado parnaibano falou das vantagens da criação de uma universidade independente, onde os cursos, profissionais e alunos que atuam atualmente na instituição passarão para uma nova universidade, que terá a possibilidade de aquisições e doações. O parlamentar alertou que muitas foram as forças políticas para que a comissão não aprovasse a criação da UFDPar e destacou que deputados do sul do país trabalharam contra o Estado do Piauí, em especial a cidade de Parnaíba. De acordo com a Agência Câmara de Notícias, os recursos da UFDPar virão do Orçamento da União, além de subvenções de entidades públicas e particulares, convênios, entre outros. O custo anual da nova universidade, estimado pelo governo, será de R$ 13,5 milhões. A proposta cria 221 cargos efetivos de técnicos-administrativos em educação, 47 cargos de direção, 265 funções gratificadas e oito funções comissionadas de coordenação
de curso.
Com a aprovação, a proposta seguirá para a análise conclusiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, segue para o plenário. “Eu peço aos parnaibanos que enviem e-mails ao presidente da comissão e peçam pela aprovação da criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Vamos fazer um movimento em prol de Parnaíba”, pediu Zé Hamilton.
Por Tacyane Machado
Fonte: Extra Parnaíba
Edição: Mário Pires Santana