quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Arlindo Leão assumirá diretoria do primeiro teatro municipal de Parnaíba

Por *Arlindo Leão
A convite do prefeito Mão Santa, o ex-Secretário Municipal da Cultura (2 vezes) Arlindo Leão, deverá assumir a diretoria do primeiro teatro municipal de Parnaíba que funcionará no prédio onde foi o Cine Delta na Praça da Graça. Numa parceria envolvendo a Fecomercio e a Prefeitura Municipal de Parnaíba. Receberá o nome de Francisca Lopes Cavalcante.
Mão Santa faz se tornar realidade um velho sonho do povo de nossa cidade. Na  Década de 80 empreendeu fortes movimentos "pró-teatro", mas sem sucesso. A Secretária de Infraestrutura, sob o comando da engenheira Maria das Graças Nunes iniciará as reformas no local que abrigará belos espetáculos. O teatro lançará um calendário.
Luiz de Moraes Correia, introduziu, contando apenas 17 anos de idade, em 1898, as primeiras encenações dramáticas. O poeta paraense, R. Petit, que morou por muitos anos na cidade, continuou o trabalho, chegando a desenvolver, com bastante dedicação, os dois gêneros da Grécia Clássica, encenadas em Parnaíba: "Chuta meu bem", "Noite sertaneja" e "Caiçara", bem aceitas pelo público de sua época.
Entre 1898 a 1914, aconteceram as manifestações dramáticas compostas e dirigidas por Luiz de Moraes Correia. Também registra-se entre seus trabalhos: "15 de Novembro ou a República Brasileira", "O Nascimento de Christo" e "Ozório ou a Independência do Piauí".
*Jornalista
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.