sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Piauí registra o maior crescimento de produção agrícola dos últimos anos

A expectativa é que os resultados positivos continuem em 2018.
Por Rebeca Lima

Em 2017, o Piauí registrou recorde na produção agrícola de soja, milho, feijão, arroz, algodão e fava, alcançando mais de três milhões de toneladas, um crescimento de 177% em relação ao ano passado.
Secretário Francisco Lima (Foto: Rebeca Lima/Portal AZ)
O secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Lima, aponta a potencialidade do Estado. “A área do cerrado do Piauí é uma área aproveitada relativamente nova e isso exige adoções de novas tecnologias. Os produtores estão se adequando a nossa realidade, expandindo e ampliando a sua produção”, explica. A produção de grãos no Estado é considerada a terceira maior do nordeste, colando o Piauí no 12º lugar no Brasil. Apesar do número considerado bastante positivo, existe um prognóstico de decréscimo de 20% em relação à produção prevista para 2018.
O coordenador técnico das pesquisas agropecuárias do IBGE, Pedro Andrade, esclarece essa estimativa negativa. “A gente trabalha usando critérios de série histórica e essa metodologia aponta um decréscimo de 20%, ao longo do ano de 2018 começaremos o levantamento de campo e ajustaremos esses números, eu
espero que seja superior a esse prognóstico”, conta.
Pedro Andrade (Foto Rebeca Lima/Portal AZ)
As condições climáticas, financiamentos e políticas públicas são alguns dos fatores que influenciam nesses resultados. Após esse registro recorde, a expectativa para uma boa produção em 2018 é alta entre o IBGE, produtores e o secretário de desenvolvimento rural do Piauí.
Fonte: Portal AZ
Edição: Mário Pires Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.