sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Saramago 95 anos: as mais recentes obras sobre o Nobel de Literatura

Companhia das Letras lançou, recentemente, "Com o mar por meio" - com cartas trocadas entre português e Jorge Amado.
Por Noticias ao minuto
                 José de Sousa Saramago/Foto/Reprodução
José de Sousa Saramago completaria 95 anos nesta quinta-feira (16). Único autor de língua portuguesa agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998, Saramago faleceu em 18 de junho de 2010, deixando 40 títulos publicados - entre 18 romances, cinco espetáculos teatrais, três contos, três livros de poesia, dois diários, dois livros infantis, um livro de viagem e quatro crônicas.
Tal conta não inclui títulos publicados sobre o autor, como "Com o mar por meio" (Companhia das Letras, R$ 59,90). A obra revela o teor de uma amizade cultivada pelo português com o colega baiano Jorge Amado. Em 2018, a editora publicará ainda o quinto volume do título comemorativo"Obras Completas".
Saramago nasceu em 1922, de uma família de camponeses da província do Ribatejo, em Portugal. O primeiro livro dele só foi publicado em 1947. Antes de escrever, o português ganhou a vida como serralheiro mecânico, desenhista, funcionário público, editor, jornalista. A literatura só virou uma atividade profissional exclusiva em 1976, quando Saramago se dedicou a traduzir e escrever romances.
Fonte: Redação/Piauí Hoje
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.