domingo, 5 de novembro de 2017

Sistema PAPI começa a ser instalado no Aeroporto de Parnaíba PI

O Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, foi liberado para operar voos por instrumentos, e o Instrumento PAPI (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), começou ser instalado ainda no mês de Outubro.
Por PHB Airline News
Exemplo de uma das Luzes
do PAPI
O serviço começou no dia 23 de Outubro com previsão de termino para o dia 05 de Novembro. O PAPI será instalado nas cabeceiras das pistas RWY 10 e 28. Depois de todos instalados, o aeroporto fica esperando a homologação ser publicada no Diário Oficial da União por parte da ANAC. 
Veja como funciona o PAPI (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), é um sistema de ajudas visuais à navegação aérea, constituído por aparelhos de iluminação com focos calibrados, instalados geralmente ao lado esquerdo da pista, podendo entretanto por motivos físicos ser instalado do lado direito, também é muito comum estar dos dois lados, que têm por objectivo informar os pilotos sobre
a altitude correta, ou precisa, em que se encontra o avião, quando este faz a aproximação à pista, para aterrar. O PAPI é composto por duas, ou quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. São visíveis a 5 milhas (9,3km) durante o dia, e a 20 milhas (37km) à noite. Consoante o ângulo de aproximação à pista do avião, as luzes podem variar entre: Sistema de quatro luzes
4 vermelhas: o avião está bastante abaixo do percurso de aproximação (ângulo de descida baixo)
3 vermelhas, 1 branca: o avião está abaixo do percurso de aproximação (ângulo de descida baixo)
2 vermelhas, 2 brancas: o avião está no percurso de aproximação correcto (ângulo de descida ideal)
1 vermelha, 3 brancas: o avião está acima do percurso de aproximação (ângulo de descida alto)
4 brancas: avião está bastante acima do percurso de aproximação (ângulo de descida alto)
Sistema de duas luzes
2 vermelhas: o avião está bastante abaixo do percurso de aproximação (ângulo de descida baixo)
1 vermelha, 1 branca: avião está no percurso de aproximação correcto (ângulo de descida ideal)
2 brancas: avião está bastante acima do percurso de aproximação (ângulo de descida alto
Sistema PAPI visto de um avião fazendo aproximação de pouso
Edição: Mário Pires Santana