sábado, 11 de novembro de 2017

Suposto planeta gigante divide cientistas; entenda

Opiniões de especialistas divergem entre se tratar de um planeta 13 vezes maior do que Júpiter ou de uma estrela 'fracassada'.
Por Fonte: Noticias ao minuto
Planeta gigante/Foto/Reprodução
O planeta Terra pode parecer muito grande, mas quando comparado com outros como Júpiter e Saturno, – ambos têm um diâmetro nove vezes maior do que o da Terra – a sua dimensão é bem reduzida. Eis que um novo planeta chamado OGLE-2016-BLG-1190Lb, que foi descoberto pelo telescópio espacial Spitzer da Nasa, é 13 vezes maior do que Júpiter. A informação é do jornal britânico "Metro".
Os astrônomos dizem que é tão grande que “talvez nem seja um planeta”. São vários os especialistas que alegam que a descoberta “levanta suspeitas sobre se realmente será um planeta ou uma estrela 'fracassada'”. Pode se tratar de uma anã castanha – um corpo celeste de baixa luminosidade que não consegue iniciar a fusão do hidrogênio no seu núcleo. Sendo que a sua massa é superior à de um planeta, mas não tão massiva quanto a de uma estrela.
Este possível planeta está a aproximadamente 22.000 anos-luz de distância da Terra.
Fonte: Redação/Piauí Hoje
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.