quinta-feira, 29 de março de 2018

ROTARY CLUB PARNAÍBA: 80 ANOS

O Rotary Club Parnaíba, criado em 02-dezembro-1938, vai comemorar, no final deste ano, o seu 80º aniversário.
Por Renato Araribóia de Britto Bacellar

Considerado patrimônio histórico desta cidade, os preparativos para festejar o auspicioso acontecimento, estão sendo agilizados pelo atual presidente Raimundo Bessa e pela futura presidente Teresinha Medeiros, que assume a entidade em junho.
Dentre os preparativos, sobressai-se a organização de uma revista contendo relatos, muitos dos quais, acobertados por fotografias e, todos eles, rememorando eventos de grande magnitude em épocas pretéritas e de outros da contemporaneidade. 
Como um dos colaboradores, o rotariano Jimmy Clark, parnaibano, residente em Fortaleza – CE, filho de Celso Nunes, um dos fundadores deste RC, ofertou do seu acervo pessoal algumas fotografias de 1942/1943, época em que, este outro ilustre parnaibano, Antônio Castello Branco Clark, o “Tó” (daí a denominação “Castelo de Tó”) localizado na praça Mandu Ladino – ambientação
do “Quadrilhódromo”) foi governador do então Distrito 26 (hoje 4490) do Rotary Internacional.
Na sua governadoria, Castello Branco Clark, presidiu, em Teresina, durante os dias 14 e 15 de agosto de 1942, Assembleia de Executivos rotarianos, vendo-se nas fotografias recebidas e abaixo reproduzidas, além do anfitrião (“Tó”), associados de vários clubes do Distrito 26, dentre eles, os do Rotary Club Parnaíba, a exemplo de Raul Furtado Bacellar, Acrísio Paiva Furtado, José Euclides de Miranda. O grande esforço, atualmente, é identificar outros nomes, pelo que o “RC Parnaíba” agradece a colaboração que receber neste sentido. (bacellar).
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.