terça-feira, 8 de maio de 2018

Em tempo de recuperação lenta da economia brasileira, o Piauí tem mostrado resultados expressivos na balança comercial.
Por *Jordana Cury
Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado revelam que entre janeiro e abril de 2017 o volume de exportações do Piauí cresceu 126%, com relação a 2016, chegando a R$ 397 milhões. Mais uma vez, os produtos que encabeçam a lista dos mais vendidos para países do exterior são:
- Soja
- Cera da Carnaúba
- Mel
"Temos uma dificulfade no mercado interno e começamos a trabalhar a venda e os negócios no campo internacional. O resultado foi a evolução das exportações e enxergar que o mercado não é só Nordeste nem só Brasil, mas é mundo", declarou o superintendente de Desenvolvimento do estado, Raimundo Castro.
A aposta em parceria com países como Estados Unidos e China está ajudando a fortalecer produtores que atuam no agronegócio do Piauí. "Nós temos aproveitado esse momento de pique e realizado nossas vendas no mercado internacional, predominantemente para China", comemora Altair Fianco presidente da Aprosoja. O volume de produtos exportados também se destacou na balança comercial piauiense, com aumento de 275%. Para chegar a esse valor, os empresários se unem para enfrentar o alto valor do frete no mercado internacional. "É possível, por exemplo, criar um centro de distribuição na China e juntar todos os nossos importadores para vir em alguns navios. No Pecen faz a desunitização e isso faz cair, sensivelmente, o custo do transporte internacional", explica Raimundo Castro.
E, ao que tudo indica, a balança comercial desse ano vai continuar a prosperar, pelo menos no que diz respeito às exportações. Estudo feito com dados do governo federal mostram crescimento de 27% nas exportações piauienses de janeiro a março de 2018. É o maior desempenho da região neste ano.
A boa notícia é que o bom desempenho do setor produtivo pode resultar em mais oportunidades de emprego para a população piauiense.
*Com informações de Francisco Lima (TV Cidade Verde)
Fonte: cidadeverde.com
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.