quarta-feira, 30 de maio de 2018

O perigo está no alto

O incêndio no hotel Blue Tree, historicamente conhecido como Hotel Rio Poty, na tarde de ontem, é um sinal que precisa ser observado com atenção pelas autoridades, por síndicos de edifícios, por moradores e ocupantes de prédios residenciais e comerciais de Teresina, especialmente os mais antigos.
Por Arimatéia Azevedo
Ninguém pode deixar de reconhecer a nova estrutura dos grandes edifícios da cidade, alguns de até 32 andares, fazendo por onde a necessidade de segurança seja um ponto indiscutível a ser sempre resguardado por ocasião da liberação de alvarás de funcionamento ou habite-se, de responsabilidade do corpo de bombeiros, da Prefeitura. Entretanto, em edificações mais antigas, como o prédio do próprio hotel atingido, o grande risco são as instalações elétricas precárias, de décadas anteriores, com dimensionamento bem diverso do que hoje se tem quanto ao uso de equipamentos elétricos e eletrônicos, especialmente os aparelhos de ar-condicionado. Em muitos casos, até mesmo em edifícios mais novos, já se tem notícias de problemas de dimensionamento da rede elétrica, sendo que as construtoras trabalham, muitas vezes, no limite do possível, o que significa dizer, sem margem de escape ante eventualidades ou intempéries. Os riscos se tornam ainda maiores pela pouca estrutura da guarnição do Corpo de Bombeiros, que, como é sabido, somente dispõe de uma escada magirus, que atinge até o 10º andar, não além. Em edifícios mais altos, ou onde não existam as portas corta-fogo, a insegurança da sociedade se torna muito maior, não apenas para os moradores e ocupantes, mas para vizinhos, que podem ser prejudicados por uma situação de gravidade descontrolada. Pelo sim, pelo não, é de se esperar que o corpo de bombeiros refaça o caminho de volta, buscando vistoriar edifícios antigos, em primeiro lugar, inibindo que práticas abusivas possam causar danos muito maiores para a coletividade e para o cidadão. Como se vê, o risco está muito mais alto do que se pode imaginar.
Fonte: Portal AZ
Edição: Mário Pires Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.