terça-feira, 5 de junho de 2018

Em reunião, aliados reafirmam desejo pelo “chapão”

Encontro organizado pelo MDB aconteceu na manhã desta segunda-feira.
Da Redação do Portal AZ
O líder do MDB no Piauí, deputado federal Marcelo Castro (Foto: Divulgação)
Aliados governistas se uniram em prol do chapão. Os presidentes estaduais do MDB, PTB, Progressistas, PR e PSD se reuniram na manhã desta segunda-feira (04), a portas fechadas, para tratar do assunto. O resultado foi o esperado pelos emedebistas, que organizaram o encontro: todos continuarão tentando emplacar a tese do bloco único para a disputa proporcional.
A informação foi divulgada pelo presidente do MDB-PI, deputado federal Marcelo Castro, em entrevista concedida à TV Cidade Verde na tarde de hoje.
“Eu convidei os partidos da base aliada para saber se a nossa posição era defendida só pelo MDB ou por todos os outros partidos. Evidente que todos concordaram; todos os partidos que tiveram juntos devem insistir numa chapa só, com todos os partidos”, garantiu.
Na ponta do Lápis O desejo pelo chapão se explica pela possibilidade de eleger um maior número de deputados estaduais e federais. A conta, inclusive, já foi feita por Castro. “Se uma coligação 'A' tiver R$ 1,2 milhão de votos e uma outra coligação tiver R$ 100 mil, e o coeficiente eleitoral for 60 mil, dá 20. Essa
coligação A, vamos supor que seja a do governo, eleja diretamente 20 deputados, nós faremos um deputado federal a mais e dois ou três deputados estaduais a mais”, explanou ele.
Conflito
A questão será definida ainda neste mês e quem garante é o próprio líder do bloco: o governador Wellington Dias (PT), mas a contragosto do partido do Partido dos Trabalhadores. A legenda pretende sabatinar a pauta em julho, em encontro que contará com a presença de seus 250 delegados.
“Quem vai decidir são os delegados. O governador não decide sozinho. Eu sei que é um exercício difícil acomodar todo mundo, mas ele é habilidoso”, afirmou a senadora petista Regina Sousa, também em entrevista concedida à TV Cidade Verde na tarde desta segunda-feira.
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.