quarta-feira, 11 de julho de 2018

Marca nacional lança coleção com peças de artesãs do litoral

Quem passar por um das grandes vitrines da Europa poderá dar de cara com peças produzidas no litoral piauiense. 
Por Yuri Ribeiro
Isso porque a economista Marcia Kemp incluiu as artesãs de Parnaíba em sua “irmandade de mulheres”, e vem apresentando o trabalho delas para diversos compradores mundo afora. Berlim, Paris e Miami são apenas algumas das cidades em que o trabalho das artesãs foi recebido de forma positiva.
Marcia Kemp era executiva da IBM, onde trabalhou por 20 anos, quando uma viagem à África abriu seus olhos e a mostrou as possibilidades do artesanato produzido na região. Com o tempo, ela trocou as planilhas de um escritório pelos coloridos dos trabalhos manuais produzidos mundo afora e abriu a Nannacai (nome de origem Quechua Aimara, que significa irmandade de mulheres).
Sua missão, a partir daí, se tornou ajudar pessoas a desenvolver potenciais criativos. Ela é agora a ponte entre comunidades que precisam de ajuda para mostrar e comercializar seus produtos e quem deseja adquirir peças artesanais com qualidade. O interessante é que, mais do que uma marca, trata-se de um novo projeto de moda social: Creative Hands Transforming Lives.
“Quando visualizei o que eu queria trazer pra minha vida eu queria um nome que expressasse tudo que eu vi pelo mundo e que sempre me atraiu bastante, que é o trabalho artesanal. Sempre que eu viajava, li muito sobre cultura e pessoas, busquei vários nomes e encontrei Nannacai - que significa irmandade de mulheres, que é uma marca que conecta as pessoas”, explica Marcia, responsável pelo desenvolvimento, padronagem de cores e controle de qualidade, que empresta sua expertise à comunidade. Sobre a parceria com o Piauí, que vem após contatos de sucesso no Peru e Equador. “O Sebrae, com ajuda da Kalina Rameiro, me levou aos grupos e fiz uma pré-seleção, porque como somos uma família, precisamos estar trabalhando com o mesmo ideal”, diz ela. No Estado, ela trabalha com a carnaúba e sisal, e a coleção já foi apresentada em Paris, onde os produtos estão sendo bem recebidos. Chamada “Deseo”, a coleção homenageia o trabalho de buscar novidades, de buscar novos grupos com potencial criativo.
“Os produtos feitos em Parnaíba já foram apresentados em Londres, Paris e também na semana que vem irão para a Alemanha. Miami também entra na lista e vou pessoalmente apresentar lá”, adianta Marcia, mostrando uma revista de resorts internacionais que destacou produtos da nova coleção da Nannacai.

Fonte: portalodia.com
Edição: Mário Pires Santana

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