sexta-feira, 5 de outubro de 2018

CBF define grupos da Copa do Nordeste 2018; confira quem o Altos vai enfrentar

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou na noite desta quinta-feira (04/10) em evento realizado em Maceió, os grupos da Copa do Nordeste 2019.
Por *Fábio Carvalho
De três representantes da Série A do Campeonato Brasileiro, dois ficaram no Grupo B - Bahia e Ceará, não se enfrentam no primeiro turno, mas disputarão vaga através da tabela de classificação. Já o Vitória ficou no Grupo A, assim como o atual campeão Sampaio Corrêa. Confira abaixo:
GRUPO A – Santa Cruz, Vitória, CRB, Sampaio Corrêa, Fortaleza, Salgueiro, Sergipe e Altos
GRUPO B – Bahia, Ceará, Náutico, ABC, Confiança, Botafogo-PB, CSA e Moto Clube
Único representante do estado do Piauí, o Altos precisa fazer uma apresentação melhor do que a do ano passado, quando foi desclassificado ainda na primeira fase. Vale lembrar que em 2019 a equipe do Altos terá um calendário repleto de compromissos, já que disputará também o Campeonato Piauiense, a Copa do Brasil e o Brasileirão da Série D.
Antes mesmo do início do evento, a CBF confirmou que divulgará a tabela do torneio apenas nas próximas semanas, até por isso não a colocou no calendário do futebol brasileiro da temporada 2019, divulgado na última quarta-feira.
"Não tenho dúvida que vamos ter um recorde de arrecadação em todos os jogos. O papel do torcedor nordestino é muito importante. É uma cota a mais para os clubes, que podem montar um time mais forte no segundo semestre. A fase da Copa do Nordeste é espetacular", afirmou o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela.
FÓRMULA E MUDANÇAS 
Uma das principais mudanças da competição foi na fórmula de disputa. Em 2019, o torneio terá 16 clubes divididos em dois grupos de oito. Os times do Grupo A enfrentarão os do Grupo B em turno único, classificando os quatro melhores colocados. A partir daí os duelos serão disputados no sistema eliminatório, o tradicional mata-mata, com apenas a decisão tendo confrontos de ida e volta.
A decisão de mudar a fórmula na primeira fase foi para atrair o público aos estádios devido a quantidade de clássicos logo de cara. Já que, conforme o regulamento, dois times do mesmo estado não poderiam estar no mesmo grupo, exceção para Pernambuco, com três participantes.
Outra diferença é na divisão de cotas e premiações. Serão R$ 32 milhões distribuídos entre as equipes. O valor em relação ao subgrupo aumentou, mas diminuiu na fase mata-mata. O campeão levará R$ 1 milhão.
*Piauí Esportes
Fonte: 180graus.comCom 
informações do Futebol Interior
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.