sábado, 20 de outubro de 2018

Personalidades recebem medalha Mérito Renascença em Teresina

O Governo do Estado do Piauí encerrou as atividades alusivas aos 196 anos de adesão do estado do Piauí à Independência do Brasil, nesta sexta-feira (19), em Teresina.
Foto: Francisco Leal/CCom
Com a realização de uma missa na Catedral Nossa Senhora das Dores, seguida da homenagem à homens e mulheres que prestaram importantes serviço aos piauienses, se tornando dignos da gratidão dos povo e do Estado, no Theatro 4 de Setembro. 
Em 2018, mais de 40 pessoas foram homenageadas, em Teresina, dentre elas a cantora Lilly Araújo, a miss Brasil Mundo, Jessica Carvalho; a diplomata Luana Roeder; o vaqueiro centenário Victor Moraes; o doutor mais jovem do Brasil, Guilherme Lopes; o deputado maranhense Othelino Alves Neto. 
Para o governador Wellington Dias “não há nada melhor que finalizar essas atividades homenageando pessoas que assim como os heróis do passado, lutam e contribuem, cada uma em sua área, para a transformação social, pelo desenvolvimento e por uma Piauí cada vez melhor”, comentou o chefe do executivo. 
Dias lembrou que anualmente o Piauí realiza momentos essa exaltação a participação do Piauí na Independência do Brasil, no 24 de janeiro em Oeiras, 22 de fevereiro em Piracuruca, 13 de março em Campo Maior, e no 19 de outubro em Parnaíba e em Teresina. 
“ É importante deixar sempre viva a memória da história. Foi necessária uma longa caminhada para alcançarmos a independência, o que a história não revelava é que havia um acordo para que essa parte do Brasil ficasse com Portugal, mas pela coragem de homens e mulheres que se rebelaram foi possível termos o Brasil assim como conhecemos hoje. Foi graças aquele gesto de muita coragem de muita ousadia de Simplício Dias, Leonardo Castelo Branco, com o apoio de populares que viemos a vencer . Acredito que quando temos uma referência o passado, isso nos encoraja a contrair um futuro ainda melhor”, comentou. 
O doutor mais jovem do Brasil, o piauiense Guilherme Lopes também agradeceu a honraria destacou a educação como porta para alcançar todos os sonhos e se disse honrado em receber o título. “ Espero que incentive outros jovens a também buscarem seus sonhos por meio da educação “, declarou.
A miss Brasil Mundo, Jessica Andrade, falou do orgulho de receber a honraria e afirmou que ao representar o Estado do Piauí sempre quis mostrar muito mais que a beleza da mulher, mas as qualidades de um povo. “Somos um povo batalhador, guerreiro, inteligente. Todo esse conceito eu tentei levar para o concurso e graças a Deus trouxe o título e passei a fazer parte da história como a primeira piauiense a ganhar esse título”, disse. 
A Outorga Estadual do Mérito Renascença foi instituída em março de 1973 pelo então governador Alberto Silva, sob inspiração de Armando Madeira Bastos e Arimathéa Tito Filho, a comenda oferece medalhas nos graus de Oficial, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro, que traz em seu verso o Brasão de Armas do Estado. 
Fonte: redacao@cidadeverde.com
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.