quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Sabor do Dia especial Dia do Piauí

O Sistema O Dia lança revista com uma verdadeira viagem gastronômica pelas riquezas da culinária da nossa terra.
Por Redação
O Piauí possui 224 municípios cujos nomes possuem diversas origens. Muitos deles levam o nome de santos da Igreja Católica, referências indígenas, homenagens a políticos ou a pessoas que fizeram parte da sua história. Há ainda casos que a origem está baseada em algum fato peculiar ou na demografia do local.
A partir dessa diversidade de nomes que sintetizam o nascimento de cada cidade piauiense, o Sistema O Dia lança o projeto “Nosso nome, Nossa Origem!”, em comemoração aos 196 anos do nosso Estado.
Mas não podemos esquecer da nossa culinária, cheia de sabores marcantes e diferentes em vários pontos do Estado, assim surge o Sabor do Dia edição especial Dia do Piauí com dicas e receitas além do perfil de alguns chefs que fazem sucesso.
Uma revista para ler, aprender, mandar para os amigos, afinal nosso nome, nossa história, nossa culinária, um Piauí nosso. Esse material feito para parabenizar o Piauí será encartado e distribuído no dia 19 de outubro. É uma
oportunidade para conhecer melhor nosso estado, nossa culinária.
Comemorar o Dia do Piauí por meio de uma viagem gastronômica relacionada às riquezas da culinária do Estado é, antes de tudo, uma reverência à cultura, ao talento e à dedicação de um povo nobre que acolhe a todos de forma respeitosa e carinhosa.
A culinária local varia muito de região para região, sendo que carnes vermelhas, especialmente a carne de sol, carne de porco, e, ainda, a carne de bode ou carneiro – além de vísceras desses animais; aves, como galinha caipira e capote; bem como peixes frescos e frutos do mar, a exemplo de caranguejo, desempenham um papel bastante significativo na dieta do piauiense. Vegetais de raiz, como mandioca e inhame, e frutas como manga, mamão, goiaba, maracujá, abacaxi, bacuri, pequi e caju estão entre os ingredientes locais utilizados na culinária.
Não dá para não citar o cheiro verde – visto que o sabor de coentro é uma das características da típica comida piauiense. Também se faz necessário listar a abóbora e a batata, o maxixe, o quiabo, a pimenta de cheiro, o feijão verde e a fava.
E nessa lista de ingredientes que dão sabor à culinária local não podem faltar a manteiga da terra e o azeite de coco babaçu. Tampouco se pode esquecer o mel de abelha ou mesmo a farinha de mandioca, a farinha de goma e a puba.
Assim, em comemoração aos 196 anos do Piauí, a coluna Sabor do Dia apresenta carinhosamente alguns dos destaques da gastronomia piauiense que aqui compartilham sabores que são referência no nosso Estado, numa clara homenagem a todos que atuam neste digno segmento.
Fonte: portalodia.com
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.