terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

NOTA DE PESAR

Por Renato Bacellar: jornalista, soamarino e rotariano – PHB)

É COM PROFUNDA TRISTEZA QU NOTICIAMOS O FALECIMENTO, ONTEM, 11/FEV/2019, AOS 102 ANOS E 8 MESES (☆ 06/06/1916 ✞11/02/2019) DE IDADE, DO GENERAL DE BRIGADA ANTÔNIO LISBOA DE FREITAS DINIZ, NATURAL DE ARAIÓSES, MARANHÃO, RADICADO NA CIDADE DE PARNAÍBA – LITORAL DO PIAUÍ, HÁ MAIS DE 4 DÉCADAS.VIÚVO DE DONA ZUELITA FREITAS DINIZ, DEIXOU DUAS FILHAS: JACQUELINE DE FREITAS DINIZ E JULIANA DE FREITAS DINIZ, ALÉM DE BEATRIZ, A ÚNICA NETA, AINDA MENOR DE IDADE.
O GENERAL ANTÔNIO LISBOA DE FREITAS DINIZ INGRESSOU NO EXÉRCITO ATRAVÉS DO ANTIGO COLÉGIO MILITAR DO ESTADO DO CEARÁ (1929 A 1934). FREQUENTOU A ANTIGA ESCOLA MILITAR DO REALENGO (1935 A 1938) DE ONDE SAIU ASPIRANTE A OFICIAL. RECEBEU VÁRIAS PROMOÇÕES NO EXÉRCITO VENDO-SE TRANSFERIDO PARA A RESERVA DE PRIMEIRA CLASSE NO POSTO DE GENERAL DE BRIGADA.
PRESTOU SERVIÇOS EM DIVERSAS ORGANIZAÇÕES MILITARES, DENTRE ELAS DESTACANDO-SE: 17º BATALHÃO DE CAÇADORES SEDIADA EM CORUMBÁ, ESTADO DO MATO GROSSO; 3º RI EM SÃO GONÇALO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 25º BC EM TERESINA – PIAUÍ; 16º RI EM NATAL – RIO GRANDE DO NORTE; 19º BC EM SALVADOR – BAHIA; COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO; DIRETORIA DE ARMAS DO RIO DE JANEIRO; ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO, RIO DE JANEIRO; 23º BC EM FORTALEZA – CEARÁ E NO QUARTEL GENERAL DA 10ª RM EM FORTALEZA – CEARÁ.
O GENERAL FREITAS DINIZ TOMOU PARTE CONTRA A INTENTONA COMUNISTA LEVADA A EFEITO EM 27-NOVEMBRO-1935. PARTICIPOU DE MISSÕES DE VIGILÂNCIA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 A 1945).
EXERCEU VÁRIAS FUNÇÕES NA VIDA CIVIL APÓS A SUA TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA, APONTANDO-SE ESTAS: PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DO BAIXO PARNAÍBA; PRESIDENTE DO ROTARY CLUB DE PARNAÍBA; FUNDADOR E PRESIDENTE DO GRUPO DE ESCOTEIROS DO MAR – GEMAR, EM PARNAÍBA; PRESIDENTE DA SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA (SOAMAR – PIAUÍ), TORNANDO-SE RECONHECIDAMENTE, SOAMARINO MOR DO PIAUÍ; CONSELHEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA, NA ADMINISTRAÇÃO (1989 A 1992) DO ENTÃO PREFEITO FRANCISCO DE ASSIS DE MORAES SOUZA; COORDENADOR DA COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL DE PARNAÍBA (1985 A 1988); MORDOMO DA CENTENÁRIA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PARNAÍBA.
DETENTOR DE VÁRIOS TÍTULOS, MEDALHAS, CONDECORAÇÕES E DIPLOMAS, SOBRESSAEM: MEDALHA MILITAR DE PRATA; MEDALHA DO PACIFICADOR; MEDALHA AMIGO DA MARINHA; MEDALHA DA ORDEM ESTADUAL DO PIAUÍ; TÍTULO CIDADÃO PIAUIENSE; TÍTULO CIDADÃO PARNAIBANO; TÍTULO COMPANHEIRO PAUL HARRIS (ROTARY INTERNACIONAL); DIPLOMA DE SOAMARINO MOR DO PIAUÍ.
AO EXAME BIOGRÁFICO DE ANTÔNIO LISBOA DE FREITAS DINIZ, RESSALTE-SE O CONCEITO DE GRANDE PENSADOR: “O VALOR DA VIDA NÃO DEPENDE DO NÚMERO DE DIAS QUE SE VIVE, MAS DA OBRA NELE REALIZADA”.
O CORPO DO GENERAL DE BRIGADA ANTÔNIO LISBOA DE FREITAS DINIZ, LEVADO EM VIATURA DA GUARNIÇÃO MILITAR DE BOMBEIROS E ACOMPANHADO DE DIVERSAS AUTORIDADES, TAMBÉM DE MILITARES DO EXÉRCITO, MARINHA, POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ; DE ROTARIANOS, SOAMARINOS, ESCOTEIROS, AMIGOS, ADMIRADORES, BEM COMO DE FAMILIARES DO PIAUÍ, MARANHÃO, CEARÁ E DE OUTRAS LOCALIDADES, FOI SEPULTADO NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA, 12/FEV/2019, NO “CEMITÉRIO DA IGUALDADE”, NA CIDADE DE PARNAÍBA (PI).
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.