domingo, 10 de fevereiro de 2019

Rádio Educadora de Parnaíba

A Rádio Educadora de Parnaíba nos anos 40 e 50 era um ambiente muito bonito e bom. Ficava na esquina da Praça Santo Antônio com a Rua Marquês do Herval, ao lado da Pensão da Judite.
Por Francisco Elisiário
  
Nós convivíamos com pessoas importantes. Ao redor da Rádio moravam Darcy Mavignier, Humberto Napoleão, Delbão Rodrigues, Assis Correia, Vicente Correia. Era pioneira no Piauí e única. E era potente em sua transmissão. O Alcenor Madeira, que era o diretor-presidente, dizia que a Rádio Educadora era a Rádio Nacional em tamanho pequeno. E era. Nós recebíamos elogios até de estrangeiros e também saiamos em noticias de jornais de fora do Estado. Eu era do cast da Rádio e também a Virma, e Terezinha Rocha (filha de seu Saldanha), a Maria Irma, que possuía uma boa voz, e minha irmã, Maria do Rosário. O grupo musical era formado por mim, o Chico do Zimba, no violão; o Tomaz; o Raimundo Elisiário, meu irmão; o Jozias; o Canequinho; o Miguel Leite; o Michel, no pandeiro; e eu. Nós acompanhávamos todos os cantores e ensaiávamos na Rádio na sexta e no sábado. Nós tocávamos valsa, samba-canção, o samba alegre. Os programas de auditório aconteciam quase todo dia
e nós tínhamos um programa às 6 da tarde, a Ave-Maria, que emocionava muita gente e depois choravam. Era escrito pelo Marcolino Fonseca e depois pelo Luis França. O Marcolino era um rapaz alto, magro, criado por Dona Marieta Fonseca e que escrevia muito bem. A Rádio Educadora fez a cultura musical da cidade crescer. Nasceu ali uma grande turma de cantores e músicos que incentivava o aparecimento de novos artistas e geralmente pessoas de capacidade inquestionável.
*Alfaiate, violonista e cantor de música popular. Depoimento para o Jornal "O Bembém", 2, fevereiro 2008
Fonte: Página do Facebook do fotógrafo/pesquisador, Hélder Fontenele
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.