domingo, 24 de março de 2019

Com continuidade de fortes chuvas, Marinha e Exército integram equipes de resgate no litoral do Piauí

Chuvas não cessam em Parnaíba e cerca de 104 famílias já forma removidas de casa.
Por Redação do Portal AZ

Nos últimos três dias, as chuvas não tem dado trégua no litoral do Piauí. Em Parnaíba, na última sexta (22) foi decretado na cidade estado de emergência devido aos estragos causados depois da precipitação que ocorreu por quase quatro horas na última quinta (21). 
(Foto: divulgação/Defesa Civil)
Segundo informou o Major Rivelino, responsável pelo Corpo de Bombeiros da região, desde o decreto a cidade segue com chuvas pela parte da noite o que faz com que mais famílias precisam ser removidas.
Com isso, equipes da Marinha, Polícia Militar e Exército se encontram na cidade para ajudar no processo de remoção e alojamento dessas famílias em outros locais. 
“O Corpo de Bombeiros está trabalhando na frente de busca, resgate e salvamento com equipes de 55 bombeiros, mais equipes da Marinha do Brasil e Exercito. Durante a manhã até inicio da tarde faz sol, mas durante a noite está caindo muita chuva, todos os dias, com intensidade alta. Por isso duas equipes da Marinha já estão aqui para nós auxiliar nessa situação de risco. Temos feito também um trabalho de convencimento. Inicialmente algumas famílias relutam embora a agua esteja dentro de casa, fica difícil, mas estamos conseguindo aos poucos. Nós temos hoje dez pontos de alagamento. A água vem baixando, mas na hora que chove volta novamente” 
Famílias tem recebido ajuda (Foto: divulgação/Defesa Civil)
Segundo a defesa civil, até a manhã deste domingo (24), 104 famílias já foram retiradas de suas casas e colocadas em abrigos ou casa de familiares. Durante o dia, 20 caminhões-pipa e dezenas de bomba estão sendo usadas para sugar a agua nas regiões alagadas. Além disso, tratores e caçambas trabalham na reconstrução de ruas e avenidas. 
Devido a continuidade das chuvas, a defesa civil também informou que os estragos ainda são imensuráveis e muitas famílias ainda permanecem ilhas e necessitando de acompanhamento 24h.
Caminhões-pipa fazendo a retirada de agua (Foto: divulgação/Defesa Civil )
Na zona urbana da cidade, os pontos críticos são: Anhanguera e Colonia, Frei Higino, Prudente de Morais, São Leopoldo, Alto Santa Maria e José Estevan, Du Carmo, São José, Fatima, Rodoviaria, próximo ao hospital Dirceu, proximidades do Aeroporto. 
Chuvas não cessam
Em entrevista ao Portal AZ na última sexta (22), o climatologista Werton Rios afrimou que as chuvas devem seguir até maio, principalmente em algumas regiões do estado. 
"A previsão é de manutenção da estação chuvosa e ela vai seguir até Maio. Só que na medida em que passamos da segunda quinzena de abril para maio essas chuvas vão reduzir pela metade. Porém vai continuar chovendo forte, principalmente no norte e no centro-norte do estado do Piauí”
Fonte: Portal AZ
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.