quinta-feira, 4 de abril de 2019

Piauí está sob alerta de vendavais e tempestades de raios

O comunicado foi emitido pelo Centro de Previsão e Estudos Climáticos do Inpe.
Por Wanderson Camêlo
Regiões dos estados do Ceará e Pernambuco também estão sob alerta meteorológico (Foto: Inpe)
O Centro de Previsão e Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) emitiu alerta para risco de vendavais e tempestades de raios no Piauí. Todos os 224 municípios do estado estão inclusos na zona amarela, que indica a possibilidade de fenômeno meteorológico adverso.
Segundo o instituto, poderão ocorrer “pancadas de chuva que, localmente, serão de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas, ocasionais rajadas de vento e volumes expressivos de precipitação de forma pontual”.
O alerta se encerra às 23h de hoje. O levantamento feito pelo órgão aponta ainda para a possibilidade de chuva a qualquer hora no estado.
Regiões dos estados do Ceará e Pernambuco também estão sob alerta meteorológico.
Banca de jornais e revista na Av. Homero Castelo Branco. (Foto: Wilson Nanaia/ Portal AZ)
As chuvas que vêm caindo em todas as regiões do Piauí causaram prejuízos incalculáveis a vários municípios. Em Parnaíba, por exemplo, cerca de 200 famílias ficaram desabrigadas. O acumulado de água passa dos 700 milímetros (referente aos últimos três meses).
Teresina amanheceu com vários pontos alagados na quarta-feira (03) e hoje também. A cidade já atingiu 50% do volume pluviométrico esperado para o atual mês. Só de ontem para hoje choveu 56,8 milímetros na capital, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
Depois dos prejuízos causados pelo elevado índice pluviométrico, o prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB), assinou nessa quinta-feira (04) decreto de emergência.
Fonte: Portal AZ
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.