quarta-feira, 8 de maio de 2019

Governadores debatem novo pacto federativo com presidente nesta quarta

O presidente Jair Bolsonaro já está reunido com governadores e líderes do Senado, para tratar da renovação do pacto federativo e da reforma da Previdência. 
Da Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Bolsonaro chegou por volta das 7h10 para o encontro, organizado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em sua residência oficial, em Brasília. O governador Wellington Dias participa do encontro. 
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também está presente, assim como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
Todos os líderes do Senado foram convidados, inclusive os da oposição e da minoria. Dos 27 governadores, apenas dois, o do Paraná e o do Amazonas, não participam. Os governadores da Paraíba, de Pernambuco, São Paulo e da Bahia estão representados pelos seus vices.
Enquanto a Câmara trabalha na tramitação da reforma da Previdência, o Senado está empenhado em se debruçar sobre o novo pacto federativo. A expectativa de parlamentares, governadores e prefeitos é de que a medida contribua para melhorar a situação financeira de seus governos e, consequentemente, das
economias locais. Mudanças no pacto federativo são reivindicadas pelos governadores que querem alterações no relacionamento com a União, no que se refere a questões políticas, sociais e econômicas. A intenção é que, desta forma, os estados possam equilibrar suas contas e aquecer a economia, com uma descentralização do dinheiro recolhido nos impostos.
No último dia 17 de abril, Alcolumbre se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os dois defenderam que o trato político, social e econômico entre o Executivo e os entes federados precisa ser aperfeiçoado, com nova redistribuição de recursos.
Os governadores também esperam debater sobre novas receitas e empréstimos que poderão ser trabalhados com base nos eixos do plano de desenvolvimento estadual. 
Fonte: redacao@cidadeverde.com
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.