segunda-feira, 27 de maio de 2019

LUIZ TATIT: 'PRISÃO DE LULA PARECE PARTE DE UM JOGO SINISTRO'

Fundador do grupo Rumo, um dos mais importantes da música brasileira, o linguista e compositor Luiz Tatit afirma que a prisão de Lula pode fazer parte de um jogo sinistro; ele diz: "a prisão de uma figura que teve a relevância política do Lula parece fazer parte de um jogo sinistro que vem causando o pesadelo [do retrocesso]".
Por Brasil 247

A reportagem do site O Tempo destaca alguns trechos da entrevista com o professor de linguística da Universidade de São Paulo. Sobre a atual situação política do país, ele diz: "esse tema faz a gente repetir clichês infinitamente. Prefiro fazer alusão a uma frase do Guimarães Rosa, no conto "A Terceira Margem do Rio", dita no momento em que a família do "pai" se dá conta que o personagem tinha tomado uma decisão realmente insólita: viver para sempre singrando pelas águas do rio numa simples canoa. O narrador expressa o absurdo dessa situação inesperada com a frase extremamente sintética: "aquilo que não havia, acontecia". Esta é a sensação que eu tenho: algo que a esta altura parecia impossível acontecer está acontecendo, para pesadelo de todos que achávamos que nossa trajetória seria sempre para frente, ainda que aos trancos e barrancos. É como se voltássemos à estaca zero e o Brasil, pela eterna carência financeira, tem dificuldade de recuperar coisas destruídas. Certamente a Catedral de Notre Dame será restaurada muito antes que o nosso Museu Nacional. Parece-me a mesma coisa, o estrago pode demorar muito para ser desfeito."
Fonte: Brasil 247
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.