quarta-feira, 1 de maio de 2019

O Parnahyba Sport Club comemora 106 anos

Por Dídimo de Castro
          Foto - Facebook - Parnahyba Sport Club
Neste dia primeiro de maio o Parnahyba Sport Club completa 106 anos. O mais antigo clube do Estado do Piauí foi fundado no dia 1º de maio de 1913, em reunião realizada na residência do empresário José de Moraes Correia, eleito o seu primeiro presidente. 
Filiado à Liga Parnaibana o time azulino conquistou vários títulos. Durante anos o campeonato local foi realizado em clima de muíta animação, com os jogos disputados no Estádio Internacional, pertencente à Casa Inglesa. Participavam clubes como Paysandu, Ferroviário, Belga, Flamengo, Fluminense e o próprio Parnahyba.
O primeiro título no Campeonato Piauiense sob o comando da Federação de Futebol do Piauí veio em 2004, na sensacional final com o Esporte Clube Flamengo, lá mesmo em Parnaíba. 
Em 2005 e 2006 foram conquistados mais dois títulos que, somados, deram o
histórico tricampeonato. Nos anos de 2012 e 2013 novamente a torcida parnaibana fez a festa com o bicampeonato. 
Em outras oportunidades o Tubarão do Litoral chegou à decisão, mas perdeu para o Flamengo e para Altos, nos anos de 1976 e 2018. O Parnahyba é dono de um imenso patrimônio em sua cidade. Trata-se do atual Estádio Petrônio Portela e a casa da sede, ao lado da Praça de Santo Antônio. 
Como representante do futebol piauiense participou de campeonatos nacionais como a Copa do Brasil e o Brasileiro da Série D.
Entre os dirigentes da história do Parnahyba sempre merece uma citação especial o Sr.Pedro Alelaf, chamado de Eterno Presidente. Várias vezes esteve à frente da agremiação, sendo um verdadeiro símbolo da sua longa trajetória de 106 anos.
Parabéns ao Parnahyba Sport Club e que venham mais conquistas nas jornadas futuras.
Grifos do Editor
Fonte: cidadeverde.com
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.