sexta-feira, 3 de maio de 2019

Piauí tem o maior percentual de pessoas produzindo bens para consumo próprio

Dados do IBGE divulgados nesta terça-feira (30) mostram que o Piauí é o estado com o maior percentual de pessoas (21,2%) realizando produção de bens para consumo próprio.
Por Hérlon Moraes
Foto: Hérlon Moraes
A média do Brasil é de 7,7%. As informações - levantadas em 2018, constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua). 
Segundo os dados, a atividade de produção de bens para consumo próprio que teve mais destaque no Piauí foi a de cultivo agrícola e de criação de animais. Ainda de acordo com a pesquisa, de 2016 a 2018, os números têm apresentado crescimento, tendo passado de 17,8% em 2016 para 21,2% em 2018. O Estado que apresentou o segundo maior indicador foi o Maranhão, com 16,0%, enquanto o Rio de Janeiro apresentou o menor indicador, com 1,4%. 
Segundo o IBGE, no Piauí, em 2018, dentre os 21,2% das pessoas com 14 anos ou mais de idade, que realizaram atividade para consumo próprio, a maior ocupação foi o “cultivo, pesca, caça e criação de animais”, que mobilizou 89,1% daquele contingente de pessoas, enquanto que a média observada para o Brasil nessa ocupação foi de 76,7%. 
No estado, a segunda maior ocupação para o próprio consumo foi da “produção de carvão, corte ou coleta de lenha”, realizada por 16,2% das pessoas.
Grifos do Editor
Fonte: cidadeverde.com
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.