quinta-feira, 6 de junho de 2019

40 ANOS DA SERRA DA CAPIVARA: Filme 'Niède' é lançado na Serra da Capivara em noite de homenagens

Do *Governo do Piauí
O filme "Niède" foi exibido pela primeira vez no Piauí na noite desta quarta-feira (05/06), no anfiteatro da Pedra Furada do parque Nacional Serra da capivara, no município de Coronel José Dias. O evento foi prestigiado por políticos e a comunidade local. 
O documentário foi exibido pelo Cinesolar, projeto de cinema sustentável com uso de energia solar. O filme conta a trajetória da arqueóloga Niède Guidon e as pesquisas realizadas por ela na região que permitiram o desenvolvimento da teoria de que o homem veio para a América a partir da África, pelo oceano Atlântico, além de diversos achados arqueológicos que datam de mais de 100 mil anos. Essas descobertas levaram à criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, hoje considerado um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo.
A exibição faz parte da programação das comemorações dos 40 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara. Durante a comemoração, foram entregues comendas da Serra da Capivara em homenagem ao audiovisual para diversos jornalistas e colaboradores que, de alguma forma, divulgaram e fizeram o parque ser conhecido fora e dentro do país.
O diretor do filme, Tiago Tambelli, definiu a estreia como um momento especial e a sensação de dever cumprido. "Esse é um momento muito especial, devolver ao público e, principalmente, à personagem principal, a Niède, um filme realizado é um momento de celebração, o momento que todo cineasta espera. Eu vou levar daqui essa experiência de trabalho maravilhosa e essa magnífica história que mostra principalmente o elo entre a ciência e a sabedoria popular", completou o cineasta.
*Fonte: 180graus.com
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.