domingo, 30 de junho de 2019

Sobre o Poeta, Diego Mendes Sousa no verbo da poetisa, ASTRID CABRAL

POR *ASTRID CABRAL
Foto: Ribamar Aragão
Diego Mendes Sousa é um querido amigo e um alado poeta. Li o seu longo, vasto e intenso poema, de um único fôlego. Trata-se de um voo tão fora do comezinho que não pode ser lido com as interferências ordinárias do dia a dia. São cantos soltos de um lirismo febril e desvairado, que obedece aos cegos impulsos do seu "coração oceânico de emoção". Sua poesia nos embala pela musicalidade das palavras e pelas ousadias da imaginação.
Há um lirismo entrelaçado de sopro épico, pois não só fala de si como das pessoas e do ambiente que o rodeiam. Aliás, diga-se, a onipresença da Parnaíba, poeticamente metamorfoseada em Altaíba, percorre o poema inteiro. Os elementos vitais da natureza despontam insistentes em meio aos versos: caranguejos, siris, areias, xananas, mares e luas... (Deu-me saudade!)
Penso que a linguagem solta que Diego Mendes Sousa adota, ao longo dos cantos, se casa perfeitamente com a liquidez da água. Ele está impregnado pelas águas batismais da sua Parnaíba, o Delta encharcado de mar.
Quanto a mim, sinto-me mais fluvial, contida pelas margens de uma expressão mais controlada, menos desatada. Agradeço figurar entre os numerosos amigos que Diego incorpora nos versos. O Poeta usa das palavras com plena liberdade,
como é do seu estilo pessoal.
De um modo geral, li “Velas Náufragas” (Editora Penalux, 2019) com o prazer e a alegria que os bons textos conseguem despertar.
Aprecio e louvo mais esta fecunda criação da sua transbordante juventude.
Gosto do cheiro de terra que dela emana, a contrapelo do mundo atual tão cosmopolita e em vias de uniformização.
*ASTRID CABRAL (1936-), poeta manauara-carioca.
Depoimento de Astrid Cabral sobre Velas Náufragas (Editora Penalux, 2019) de Diego Mendes Sousa.
Fotografia da Praia da Pedra do Sal da Parnaíba, litoral do Piauí (Diego M. Sousa).
Fonte: WhatsApp de Diego Mendes Sousa
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.