sexta-feira, 7 de junho de 2019

V Semana de História de Parnaíba debate sobre movimentos sociais e educação

O evento é organizado pelos cursos de História e Filosofia da Uespi.
Por *Arnaldo Alves
Campi da UESPI - Parnaíba 
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, promoveu entre terça (4) e esta sexta-feira (7) a IV Semana de História e o I Encontro de Política, História, Identidades, Contemporaneidade e Cultura: Reflexões Contemporâneas com o objetivo de discutir temas contemporâneos da sociedade brasileira. O evento foi organizado pelos cursos de História e Filosofia da Uespi.
O primeiro dia de evento contou com a mesa de abertura: “Isto é um Manifesto”: carta aberta aos universitários pelo direito à consciência histórica. Além disso, foi idealizado uma mostra cultural e a apresentação do documentário: “Tear”. O professor da Uespi, Idelmar Cavalcante e professor Leandro de Castro da Universidade Federal Fluminense (UFF) realizaram um debate sobre o filme “Terra em Transe”. Segundo ele, o filme fala de uma forma alegórica, do contexto político do Brasil pré-golpe de 1964. “Terra em Transe é um clássico do cinema brasileiro que pouca gente conhece. Procuramos estimular o público a refletir sobre esse momento político da história brasileira”, explica.
A quarta-feira (5) foi marcada por uma mesa temática sobre representatividade, movimentos sociais e identidades, ministrada pelos professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Guilherme Prado, Joice Silva dos Santos. Além disso, houve minicursos, bem como a realização da segunda amostra cultural do evento.
Os minicursos tiveram continuidade na quinta-feira (6). O professor Washington Tourinho, de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi um dos conferencista da mesa temática, Educação e Democracia: esperança e autonomia contra a opressão na educação. “A ideia principal foi tentar evidenciar quais são os deveres do MEC (Ministério da Educação). Além disso, demostrar a maneira em que ele se instaurou nos últimos 25 anos, bem como destacar as políticas educacionais centradas em propostas internacionais”, disse o professor Washington Tourinho.
Informações do Governo do Estado
Foto/Reprodução/Web
Fonte: 180graus.com
Edição; Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.