quinta-feira, 18 de julho de 2019

Espiritualidade é tema de Jornada na UNINASSAU

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Instituição.
Por Sariny Leão
Espiritualidade tem a ver com a relação entre corpo e mente, enquanto religião trata da fé institucionalizada
Com o objetivo de estudar o homem na sua essência como um ser biopsicossocial-espiritual, a Faculdade UNINASSAU Parnaíba realiza, entre os dias 27 e 29 de agosto, no auditório da Instituição, a V Jornada de Psicologia. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 24 do mesmo mês, no site extensao.uninassau.edu.br.
Para explicar essa temática, o professor do curso de Psicologia da UNINASSAU e psicólogo Demétrio Beltrão fala da diferença entre espiritualidade e religião. “A primeira trabalha com a capacidade de transcendência, um conjunto entre o corpo e a mente, ou melhor, um comportamento não palpável, diferente da religião, que trata da fé institucionalizada, doutrinas, dogmas, leis, regras”, pontua.
Conforme o professor, a espiritualidade ajuda a Psicologia no seu contexto da subjetividade, do conhecimento da própria natureza em busca da promoção da saúde mental. “A Organização Mundial da Saúde tem a visão do homem como um ser agregado à interação com o meio, com seus conjuntos de emoções, sensações e visão do mundo que busca autonomia existencial”, comenta.
Segundo o professor de Fisioterapia da UNINASSAU Francisco Mendes Junior, o estudo da espiritualidade na saúde é uma forma de o homem responder os questionamentos “de onde em vim”, “para onde eu vou” e “que estou fazendo aqui”, ou melhor, buscar a sua essência no seu ambiente. “Nós somos um todo, somos parte da matéria, de uma lei divina, somos parte de um universo que não pode ser separado do ambiente, do nosso outro, da natureza, dos animais, porque nós somos feitos da mesma essência”, afirma.
A espiritualidade é tema de estudo porque é uma busca de autoconhecimento e uma ajuda no processo de cura. “O homem espiritualizado consegue vencer as suas adversidades de maneira mais eficiente”, afirma Mendes Junior.
Serviço:
V Jornada de Psicologia
27 e 29 de agosto
UNINASSAU Parnaíba - Rod. BR 343, Km 7,5 s/n, Floriópolis
Inscrições: extensao.uninassau.edu.br
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.