quarta-feira, 31 de julho de 2019

O caminho é mais importante que o fim

No mundo corporativo e do empreendedorismo, muito se fala que, para alcançar um objetivo, é preciso focar nele, no seu destino, e lutar muito para atingi-lo. 
Por *Janguiê Diniz
Não discordo. Acredito ser necessário, quando se tem um sonho ou desejo, transformá-lo em um objetivo e usar todos os recursos necessários, com muita garra e determinação, para tornar esse sonho uma realidade. 
Porém, o que muitos esquecem é que, entre o início e o fim dessa jornada, há um caminho longo a se percorrer e que, nele, você pode viver inúmeras experiências enriquecedoras. E é nesse processo que é importante focar, muito mais do que no objetivo final.
Acontece que a trilha para a concretização de um sonho geralmente é longa e tem várias etapas. Cada uma dessas etapas, quando concluídas, são pequenas vitórias a serem celebradas, fases que trazem experiência, amadurecimento e conhecimento. Esse caminho também exige de quem o percorre diversas competências e habilidades, como ousadia, coragem, determinação, compromisso, disciplina, foco, resiliência, atenção, entre outras. É, também, uma oportunidade de crescimento, tanto pessoal, quanto profissional, ao se desenvolver essas características. Ninguém nasce pronto. Ninguém sabe de tudo. Pense que a sua jornada em direção ao seu sonho é o momento de preparar-se, saber mais, crescer, ser feliz e viver. Sendo assim, é muito proveitoso buscar o conhecimento. Aliás, é essencial. Quem não procura se capacitar dificilmente chegará ao tão sonhado fim do caminho. É que você vai passar por diversas situações que exigirão conhecimento e preparação para serem superadas.
Também devemos usar o processo todo para aprender com os erros. É nos pequenos enfrentamentos do dia a dia, com os percalços, erros e fracassos que se aprende. O erro é nosso maior professor, pois nos ensina, além da maneira como não fazer, a ver um problema de forma diferente e reforçar nossa resiliência e determinação.
Muita gente sonha com algo. Deseja muito. Quer alcançar aquele objetivo. Mas, esquece que, para chegar lá, é preciso uma série de passos. Outros depositam sua realização pessoal apenas naquele ponto final, não lembrando que, antes dele, há vários estágios que representam conquistas menores a serem valorizadas, e que o real sucesso e a felicidade está no caminho, nunca no destino. Por isso, para ser bem-sucedido, procure focar no caminho e não no destino, pois ele lhe trará as mais belas e enriquecedoras experiências.
*Janguiê Diniz - Mestre e Doutor em Direito - Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Ser Educacional.
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.