quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Professor dá dicas para as questões de linguagens do Enem

No Vá Bem no Enem desta quinta-feira (19), o professor de Linguagens, Alex Romero, dá dicas de como se preparar para a prova de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Por Valmir Macêdo
Foto/Analice Borges/Cidadeverde.com
O professor assinala que é importante atentar para os gêneros textuais e suas funções sociais e destaca a presença garantida de alguns assuntos. 
“Figuras e funções da linguagem, todas as provas do Enem desde 2009 a 2018 sempre estiveram presentes na prova. São muitas figuras, você vai estudando a figura e respondendo questões. Eles vão cobrar as figuras e funções em cima de textos, pegar um poema, pegar uma propaganda para você observar uma metonímia, uma metáfora e aí já linca com a interpretação de texto. Não tem mágica, é ler muito”, diz Romero. 
A gramática antes cobrada abertamente nos vestibulares tradicionais perdeu espaço para questões mais interpretativas. As questões agora são mais voltadas para a área de linguística. Ainda assim o domínio das regras gramaticais pode fazer a diferença na parte escrita da prova. “É muito importante estar atento à Gramática por conta da Redação. São pontos valiosíssimos para você usar na prova de redação”, alerta.
Inglês e Espanhol
As matérias de língua estrangeira, Espanhol e Inglês, segundo o professor, também exigem maior habilidade de interpretação e por isso pedem do aluno um vocabulário abrangente. Matérias jornalística que destaquem aspectos culturais geralmente são o texto base dessas questões.
Literatura 
Para as questões de conhecimento literário, Romero aconselha o estudo das características dos textos de cada movimentos da literatura e aponta para um que é mais recorrente. “Uma dica, o modernismo não é só um movimento e é o mais cobrado na prova de linguagem, até porque a abrangência de autores é maior”, assinala. 
Confira as dicas completas no vídeo da TV Cidade Verde.
Fonte: cidadeverde.com
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.