segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Pequenas atitudes podem acabar com o sedentarismo

POR *VIVER BEM
Foto: Pixabay/fotos gratis
De acordo com o Ministério da Saúde, menos de 2 a cada 10 brasileiros fazem exercícios da forma como a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica, 30 minutos ou mais de atividade física leve ou moderada cinco vezes por semana. A notícia boa é que o sedentarismo vem caindo. Mesmo assim, ainda preocupa.
Quem mora em cidades litorâneas pode usar e abusar da praia para fazer exercícios, caso não goste de academia. Existem até grupos só para isso. Já quem não mora perto da praia conta com parques e praças. Aliás, até mesmo trocar o elevador pelas escadas já é uma grande ajuda.
A Universidade de Cambridge, na Inglaterra, publicou recentemente um estudo mostrando que o sedentarismo, inclusive, mata mais que a obesidade no mundo – o dobro, de acordo com o levantamento. A estimativa é de 676 mil mortes por ano.
Para prevenir são necessários apenas 20 minutos todos os dias. Quem é magro e acha que está livre se engana. Uma pessoa obesa que pratica algum tipo de exercício tem mais condicionamento que um magro que não faz nada, correndo menos riscos.
Exercícios
Faça caminhadas perto de casa. Comece com cerca de 30 minutos, três vezes por semana, de uma forma mais acelerado. Depois, aumente a
quantidade de dias. Aliás, não esqueça de usar tênis apropriado.
Há quanto tempo você não pedala? Que tal pegar a bicicleta e dar algumas voltas. Pode até usá-la para ir ao trabalho. Caso contrário, faça pequenos passeios. Quando tiver mais fôlego, ande mais.
Atividades em casa também contam. Lavar o carro, dar banho no animal de estimação, estender roupas e cortar a grama são alguns exemplos. Outra dica: aprenda a gostar de escadas. Suba ou desça, todos os dias. 
Fonte: cidadeverde.com 
*Informações: Estadão Conteúdo
Grifos do Editor
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.