segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Piauí é o estado com maior frequência do Enem 2019, segundo dados do Inep

O estado do Amazonas foi o que teve menor número de presentes, com 68,9%.
Do *Blog Geral
Pelo quarto ano consecutivo, a taxa de estudantes piauienses presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior do Brasil, registrando 81% no primeiro domingo de provas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.
Segundo os dados divulgados pelo instituto este ano, dos 122.338 inscritos no Piauí, 99.100 compareceram aos locais de prova nesse domingo (3) e apenas 23.238 faltaram. 
Em todo o Brasil, mais de 5,1 milhões de pessoas se inscreveram e 1,2 milhão faltaram. Depois do Piauí, a maior taxa foi a da Paraíba, com 80,5% de presentes. A maior quantidade de abstenções foi registrada no Amazonas, 31,1% dos inscritos.
O estado do Amazonas foi o que teve menor número de presentes, com 68,9%.
O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, comemorou o número e lembrou que o Programa Passe Livre, uma das ações do Pré-Enem Seduc, garantiu, em 2019, transporte para mais de 5 mil estudantes da capital.
“Em 2016, quando foi identificado que muitos alunos deixavam de fazer a prova simplesmente por não terem dinheiro para o vale-transporte, o Governo do Estado criou o Passe Livre e deixou os estudantes tranquilos com relação ao transporte. De lá para cá, o governo tem se esforçado para que tanto os alunos da rede pública da capital, quanto do interior, tenham transporte garantido nos dias de prova”, explicou o gestor.
Para Ellen Gera, o dado positivo é reflexo das ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem dado todo o apoio e suporte nos preparativos para o Enem.
“Durante todo o ano, trabalhamos para preparar nossos alunos para o Enem. Nas escolas da nossa rede, os professores têm feito um belíssimo trabalho com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Para complementar esse trabalho, a Seduc, por meio do Pré-Enem, realizou 35 revisões de auditório ao longo do ano, sendo sete revisões em Teresina, 18 no interior e 10 contemplando os reeducandos do sistema prisional”, destacou o secretário.
Além das revisões, os alunos da rede pública têm à disposição outros meios de preparação para o Enem, como o aplicativo Canal Educação, disponível no Google Play e App Store, para correção de redação, simulados e vídeos aula, e ainda preparatório Pré-Enem, realizado via mediação tecnológica para os mais de 300 polos distribuídos pelo Piauí.
Encerrando as atividades do Pré-Enem 2019, na quarta-feira (7), a Seduc realizará o Aulão da Natureza para preparar os estudantes para as avaliações do segunda dia de Enem, no próximo domingo (10). A aula será transmitida por meio do Canal Educação e também pela internet.
Fonte: *180graus.com
Com informações da Ascom
Grifos do Editor
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.