quarta-feira, 13 de novembro de 2019

TCE/PI realizará Encontro Técnico sobre Educação em Parnaíba; inscrições abertas

Por Comunicação TCE-PI
Já estão abertas as inscrições para o Encontro Técnico TCE Educação – Parnaíba, que será realizado no próximo dia 22 de novembro no auditório da Universidade Estadual do Piauí. O evento, que é organizado pela Escola de Gestão de Controle Conselheiro Alcides Nunes (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) é voltado para professores, diretores, secretários municipais de educação e prefeitos da região, além de alunos, pais e a comunidade em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser no site www.tce.pi.gov.br
As atividades fazem parte do Programa Piauí na Ponta do Lápis, implantado pelo TCE/PI este ano. O programa trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. O Encontro Técnico TCE Educação faz parte da vertente de formação.
A diretora executiva da Escola de Contas, Valéria Leal, explica que a proposta é capacitar gestores, diretores, professores, secretários da rede pública para questões recorrentes sobre a fiscalização do Tribunal, licitações e contratação de mão de obra temporária, e, ao mesmo tempo, vai estimular todos os atores da educação, incluindo alunos e pais de alunos, a fazerem o controle social, participando ativamente da gestão da escola. No início do mês, o Encontro
Técnico TCE Educação reuniu mais de 450 participantes em Picos. 
PIAUÍ NA PONTA DO LÁPIS
Equipes do TCE/PI visitarão algumas escolas públicas de Parnaíba para divulgação do aplicativo Piauí na Ponta do Lápis - a vertente gestão do Programa e o grande estimular do controle social.
O aplicativo permite que alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral respondam questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas sendo, inclusive permitido o envio de foto.
De acordo com o chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, o aplicativo permite que todos os gestores tomem conhecimento da situação das escolas pela visão dos alunos. ‘Por ser um aplicativo, fala a linguagem do jovem e é uma ferramenta incrível para todos que fazem a educação. Importante destacar que os diretores não saberão os nomes dos alunos que usam o aplicativo. A reclamação chegará de forma anônima”, esclareceu.
A ferramenta permitirá que a comunidade escolar fique mais próxima dos gestores da educação pública buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Os gestores terão a oportunidade de adotar as providências de forma mais rápida e eficiente. “Com o aplicativo Piauí na Ponta do Lápis todo mundo ganha e podemos contribuir para o avanço da educação”, avalia.
O aplicativo Piauí na Ponta do Lápis é gratuito e está disponível nas lojas Playstore e APP Store. 
ENCONTRO TÉCNICO TCE EDUCAÇÃO - Parnaíba
Data: 22 de novembro de 2019
Auditório da UESPI
Credenciamento
08h10 – Abertura
08h30 – Apresentação do Aplicativo "Piauí na Ponta do Lápis"
Palestrante: Gilson Araújo– Auditor de Controle Externo e Chefe da Divisão de Educação da Diretoria de Fiscalização Especializada (TCE-PI)
08h45 – Palestra: Gestão Escolar
Palestrante: Rizalva Cardoso – MBI Gestão Escolar e Direito Educacional (PUC).
09h30 – Palestra: Contratação de Pessoal por Tempo Determinado.
Palestrante: Carolline Leite Lima Nascimento - Auditora de Controle Externo e Chefe de Seção de Fiscalização e Admissão de Pessoal do TCE/PI.
10h30 – Debate
11h00 – Intervalo.
13h30 – Palestra: Criação, funcionamento e atuação dos Conselhos Municipais de Educação.
Palestrante: Maria Antonia da Silva Costa – Coordenadora Estadual da Uncme/PI (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação)
15h – Palestra: Licitações e Contratos em Educação.
Palestrante: Ramon Patrese Veloso e Silva - Auditor de Controle Externo e Chefe da Unidade de Controlaria Interna do TCE/PI.
16h00 – Debate
16h30 – Encerramento.
Assessoria de Comunicação do TCE-PI
Larissa Gomes
(86) 9.9931-5040
Robson Costa
(86) 9.9452-7182
Fonte: email recebido
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.