domingo, 1 de dezembro de 2019

Hospital Dirceu Arcoverde passará a realizar captação de córneas, anuncia Florentino

Os piauienses contam com mais uma unidade de saúde que irá realizar captação de córneas, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.
Matéria do a24horas
Secretário de Saúde, Florentino Neto, anuncia captação de córnea no Heda
Os piauienses contam com mais uma unidade de saúde que irá realizar captação de córneas, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. A noticia foi divulgada nesta terça-feira, (27), pelo secretario de Estado da Saúde, Florentino Neto, durante reunião com as médicas Maria de Lurdes Veras, coordenadora da Central de Transplante do Estado do Piauí e Joselma Oliveira, diretora da Unidade de Organização Hospitalar.
Florentino neto, explica que a Secretaria Estadual de Saúde organizou um treinamento para capacitar os servidores que irão atuar na captação das córneas. “Temos uma equipe multidisciplinar devidamente capacitada para fazer a captação de córneas. Dessa forma iremos aumentar o número de transplante de córneas realizadas no Estado do Piauí em 50% a mais. Nesse momento estamos implantando essa unidade em Parnaíba, mas pretendemos implantar outra no Sul do Estado, para assim descentralizar esses serviços no nosso estado e aumentando o número de transplantes de córneas no Piauí”, destaca o secretário.
Hoje no Piauí, 380 pessoas estão à espera de um transplante de córnea. Esses pacientes são acompanhados diretamente pela Central Estadual de Transplantes. “Fazemos atualização desse cadastro todos os dias, além de manter contato constante com o pessoal que está na lista de espera, auxiliando na atualização dos exames, marcação de consultas, para que estejam em dias quando o órgão é disponibilizado”, explica Lurdes Veras.
A coordenadora diz ainda que a nova unidade aumenta as chances de quem está na lista de espera. “A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí dá um grande passo para que possamos aumentar o número de transplante de córnea, hoje o estado possui uma lista de 380 pessoas aguardando uma córnea, e com essa perspectiva de iniciarmos no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, a capacitação de córneas, o nosso objetivo é aumentar o número dessas captações para que possamos aumentar o número de transplante. Essa descentralização é um passo importante, para no final do ano ter um número de pacientes transplantados de córneas bem maior”, afirma.
“Nos enquanto diretoria de organização e descentralização hospitalar da SESAPI estamos bastante satisfeitos pela implantação desse novo serviço no Hospital Dirceu Arcoverde de Parnaíba, visto que é de grande importância para poder reduzir a fila da necessidade do transplante de córnea no Estado do Piauí e mostrar as regiões de saúde cada vez mais organizadas e cada vez mais resolutiva”, conclui Joselma Oliveira, diretora da Unidade de Organização Hospitalar.
Na Rede Pública Estadual de Saúde, os transplantes de córneas são realizados pelo Hospital Getúlio Vargas.
Grifos do Editor
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.