domingo, 22 de dezembro de 2019

Ministro do Turismo promete prioridade para parque no aniversário do Museu da Natureza

O Museu da Natureza, localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, completou um ano de funcionamento na quarta-feira (18) atingindo a marca de quase 50 mil visitantes. 
Por Valmir Macêdo
Joaquim Neto
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, garantiu prioridade para investimentos da União. Em vídeo gravado junto com a deputada Margarete Coelho, o ministro assinalou apoio para a Serra da Capivara em 2020.
“Na visita a gente teve a condição de enxergar o potencial turístico que existe na cidade de São Raimundo Nonato, na Serra da Capivara, e isso nos levou ao entendimento que precisa estar nos destinos prioritários a serem estruturados no próximo ano de 2020 para que a gente possa potencializar ainda mais o número de turistas que possam visitar São raimundo Nonato e a Serra da Capivara”, afirmou.
Um ano de Museu da Natureza
Conciliando tecnologia, história e interatividade, o Museu da Natureza atrai visitantes de diversas regiões do Brasil e até de outros continentes como da África e Oceania.
Localizado no meio da caatinga, a estrutura em formato de concha chama a atenção pelo formato e pelas exposições dinâmicas em seu interior. Segundo a diretora do museu, a uruguaia Rosa Trakalo - que trabalha na região há 27 anos -, o local já recebeu mais de 47 mil visitantes desde sua abertura.
“Por aqui passam públicos de diversos estilos incluindo pessoas que frequentam museus de história natural mundo afora que ficam encantadas aqui e dizem que não deixa nada a desejar aos grandes museus. Podemos até ser superados em tamanho, mas a nível de acervo e interatividade, não deixamos a desejar”, explicou.
Além dos visitantes piauienses o Museu da Natureza tem recebido pessoas de outros estados nordestinos, principalmente Bahia e Maranhão. Visitantes de São Paulo e Minas Gerais também estão entre os que mais visitam o Parque. Além dos europeus e norte-americanos, outros turistas visitaram o museu desde a sua inauguração como pessoas da Costa do Marfim e Nova Zelândia.
Joaquim Neto
Aumento nas visitações
Segundo a direção do Museu da Natureza, desde a sua inauguração houve um aumento de 30% nas visitações do Parque Nacional Serra da capivara. 
“Realmente o potencial turístico da região é inegável, mas ainda é preciso investir no aeroporto e na hotelaria, o número de leitos é insuficiente. Não existe em outro lugar um parque patrimônio histórico da humanidade com dois grandes museus”, diz a uruguaia.
Padrão internacional
O museu tem 12 salas que em ordem cronológica expõem com interatividade a história da Terra e da humanidade, desde as transformações do espaço até as grandes mudanças climáticas que interferiram na vida das espécies do planeta.
“Defino o Museu como lugar de emoções. Aqui expomos de maneira lúdica e participativa as pesquisas da Fundação do Homem Americano Não é um museu normal, em que a ideia é uma coisa rígida, estática. 
O museu da Natureza é pioneiro nisso, na tecnologia, interação, seguindo as novas tendências de padrão internacional”, afirmou Trakalo. 
Fonte: cidadeverde.com
Grifos do Editor
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.