segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Saiba quem é o cineasta piauiense selecionado para Festival de Cinema no Chile

Do *Blog Notícias
Cineasta picoense, Thiago Monteiro Reprodução/Instagram
O cineasta Thiago Monteiro, natural da cidade de Picos/PI, foi selecionado para participar do Locarno Film Industry Academy, um dos maiores eventos de distribuição de cinema e formação de jovens produtores no mundo, que inicia no próximo dia 08 e segue até (12/12), em Santiago, capital do Chile. 
O cineasta Thiago Monteiro, natural da cidade de Picos/PI, foi selecionado para participar do Locarno Film Industry Academy, um dos maiores eventos de distribuição de cinema e formação de jovens produtores no mundo, que inicia no próximo dia 08 e segue até (12/12), em Santiago, capital do Chile.
O piauiense está entre as nove pessoas da América Latina e único brasileiro para compor esta versão do evento, entre cerca de 12 mil pessoas que se inscreveram para participar do workshop. Locarno Film Industry Academy tem como objetivo treinar jovens profissionais latino-americanos que trabalham nas áreas de marketing de filmes, o vendas, distribuição online e tradicional, exibição e programação (em teatros, festivais, cinema, etc.), além de aprofundar os desafios da indústria no Chile e na América Latina e no mundo.
Reprodução/Mailchi.mp
Thiago revelou detalhes e a importância que este evento tem na sua formação profissional. Segundo ele, esta participação é uma vitrine para as empresas, como por exemplo a Netflix.
"É literalmente uma escola onde você entra em contato com os grandes figurões do cinema internacional para o desenvolvimento do audiovisual em toda América Latina. Depois do evento fazemos parte de um grupo seleto de pessoas que se ajudam em rede para seus projetos. Muito da galera que participa do evento entra nas grandes empresas e produtoras, como a Netflix. Meu meu sonho é criar uma rede de cinemas acessível para todos", disse à reportagem do 180graus.
"Este evento é um dos braços do Festival de Cinema de Locarno, na Suiça, que é um dos mais importantes do mundo. A ideia é que a gente use os recursos que vão ser disponibilizados para a gente nos projetos que inscrevemos, que meu caso, é a Deva Filmes  
uma produtora e finalizadora audiovisual voltada para criar tecnologia e material com acessibilidade para cinema", destaca o piauiense.
Sobre Thiago Monteiro
Piauiense vai participar do Locarno Film Industry Academy Reprodução / Instagram
Foi ex-aluno de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e formado em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Pernambuco. Thiago é neto de Antoninha Santos, tabeliã do Cartório do 2º Ofício de Picos.
Ele já participou de várias produções nacionais como a minissérie 'Lama dos dias de Hilton Lacerda' e o filme 'Serial Kelly da Gaby Amarantos'. Também trabalhou na equipe de produção de grandes festivais como Janela Internacional do Recife Animage e Animamundi. Foi diretor de distribuição do documentário Bloqueio de Quentin Delaroche, também com participação internacional. O jovem cineasta piauiense tem o sonho de tornar o cinema acessível ao maior números de pessoas.
Documentarista etnográfico, seus filmes sempre foram focados em comunidades e questões políticas da área rural brasileira. Iniciou sua carreira no cinema através do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco local que trabalhou por dois anos e abriu portas para seu trabalho como produtor na equipe de grandes festivais brasileiros como: Janela Internacional do Recife, Animage e Animamundi.
Desde 2017 é parceiro da Vitrine Filmes como produtor local de distribuição, tendo facilitado sessões de filmes como 'Roma', 'Severina', Aquarius', Djon Africa', 'Los Territórios', entre outros.
Recentemente assinou a distribuição do documentário "Bloqueio" de Quentin Delaroche pela Ponte Produtoras Associadas. Atualmente é co-fundador da Deva Filmes, empresa de finalização e distribuição de filmes com recursos de acessibilidade, no qual assina a Direção de distribuição e Novos negócios.
Reprodução / Instagram

Fonte: *180graus.com
Grifos do Editor
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.