terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Uespi divulga edital do SiSU 2020 com mais de 3.000 vagas para 91 cursos; veja

Nesta edição, a UESPI oferta 3.460 vagas para 91 cursos na modalidade presencial.
Do *Blog Geral
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio da Pró-reitoria de Ensino e Graduação, divulga o edital do SiSU 2020 para o preenchimento de 100% das vagas oferecidas nos cursos de graduação presencial, nos 12 campi da instituição no Estado, para ingresso nos 1º e/ou 2ª semestre de 2020, conforme o termo de adesão do SiSU.
Nesta edição, a Uespi oferta 3.460 vagas para 91 cursos na modalidade presencial. Das vagas ofertadas na universidade por curso e turno, 30% (trinta por cento) serão reservadas às políticas de Ações Afirmativas correspondentes aos candidatos cotistas (AF1 e AF2), em decorrência do disposto na Lei Estadual nº 5.791, de 19 de agosto de 2008, e 70% (setenta por cento) serão destinadas à Ampla Concorrência (AC).
Segundo o Ministério da Educação (MEC), as inscrições do processo seletivo serão realizadas 21/01 a 24/01 de 2020 no site do SISU. A seleção é feita com base nos resultados obtidos Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2019. O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro de 2020.
A Pró-reitora de Ensino e Graduação, Nayana Pinheiro, pontuou que, neste Sisu, existem vagas de cursos que estavam sendo avaliados pelo Conselho Estadual de Educação e que, após reconhecimento, foram liberados para ofertarem vagas. “Inclusive, temos vagas de cursos que subiram seus indicadores de qualidade do Inep e puderam ser ofertados”, disse. Segundo ela, o processo de matrícula vai ocorrer conforme as exigências do edital. “Caso ocorra a necessidade de mais oferta de cursos, nós vamos fazer a adesão do SiSU, em um segundo momento, em maio”, acrescentou.
Ela ainda explica que existe sempre uma variação no número cursos ofertados. O banco de dados do Ministério da Educação possui todos os cursos ofertados ao longo da história da Uespi, porém, atualmente, a Uespi conta com 106 cursos ativos. “Para o MEC, nós não podemos retirar nenhum curso mesmo que ele não seja é mais ofertado, por exemplo o curso de comunicação social não existe mais, somente o jornalismo, mesmo assim ele consta no banco de dados do MEC. O fato que dos 106 cursos quase a totalidade vai ser ofertada nesse edital”, disse.
Os candidatos que desejarem ingressar na instituição através da seleção unificada devem acompanhar todos os procedimentos e prazos estabelecidos nos editais e nas normas que regulamentam o SiSU, bem como estarem atentos aos horários de atendimento na instituição e a apresentação dos documentos exigidos para a matrícula.
Com informações da Ascom
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.