domingo, 5 de janeiro de 2020

Arthur Murta: Brasil pode perder seu papel central na América do Sul

POR ALEXANDRE PUTTI
ARTHUR MURTA. FOTO: RAVI SANTANA
O professor da PUC e especialista em América do Sul analisou a perspectiva para 2020 e as mudanças políticas ocorridas no Mercosul
A América do Sul esteve em pauta durante todo o ano. Manifestações ocorreram em diversos países, eleições na maioria deles e mudanças políticas importantes aconteceram durante 2019. 
O professor de relações internacional da PUC-SP e especialista em América do Sul, Arthur Murta, acredita que no próximo ano teremos um período ainda complicado para o continente, principalmente para o Mercosul. E o Brasil, em um processo que já começou em 2019, pode ver seu papel de ator principal do continente ser reduzido (ainda mais).
CartaCapital precisa de você para continuar fazendo um jornalismo que vigia a fronteira entre a civilização e a barbárie. Um jornalismo que fiscaliza o poder em todas as suas dimensões. Sua luta é a nossa luta. Seja Sócio CartaCapital. 
A democracia agradece. “A Argentina, que é o segundo país mais importante do Mercosul, se coloca em outro local do aspecto político. Argentina terá que fazer política em um cenário com políticos de direita guiando o Mercosul”, analisa. O professor bateu um papo com
CartaCapital, dentro da série “2020 em 10 pontos”, e analisou todos os países da América do Sul para o novo ano.
Assista:
Muito obrigado por ter chegado até aqui...
... Mas não se vá ainda. Ajude-nos a manter de pé o trabalho de CartaCapital.O jornalismo vigia a fronteira entre a civilização e a barbárie. Fiscaliza o poder em todas as suas dimensões. Está a serviço da democracia e da diversidade de opinião, contra a escuridão do autoritarismo do pensamento único, da ignorância e da brutalidade. Há 25 anos CartaCapital exercita o espírito crítico, fiel à verdade factual, atenta ao compromisso de fiscalizar o poder onde quer que ele se manifeste.
Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores. Seja Sócio CartaCapital, assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica. A democracia agradece.
Fonte CartaCapital
Edição: Mário Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.