Concorrentes como a Netflix e as redes sociais, os custo operacionais e de direitos de transmissão e exibição, além da queda contínua da receita de publicidade, estão entre as principais dificuldades que Luis Nassif aponta que a Rede Globo terá pela frente para enfrentar a nova etapa de globalização da mídia.
POR GGN
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Luis Nassif |
Dias atrás, a Globo Participações colocou US$ 500 milhões em títulos da dívida no mercado internacional. São papéis com prazo de 10 anos e retorno de 4,875%. Em momentos de taxas internacionalmente baixas, a demanda foi bem superior à oferta. Mas análises de consultorias sobre a empresa detalham as dificuldades que a Globo terá pela frente para enfrentar a nova etapa de globalização da mídia.
Em novembro, o grupo registrou resultados fracos. Durante o dia, sua participação na audiência caiu de 39% em 2018 para 37%. E no horário nobre, caiu de 44% para 41%.
As receitas de publicidade, que representam 61% da receita total, caíram 12%. Mesmo com os cortes efetuados, o EBITDA (Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) caiu 45%, de 12% para 7%.
As maiores ameaças são3 o crescimento da Netflix e da mídia social. No caso da
TV paga, os assinantes estão diminuindo, caindo de um pico de 19,5 milhões em 2014 para 16,1 milhões.
TV paga, os assinantes estão diminuindo, caindo de um pico de 19,5 milhões em 2014 para 16,1 milhões.
O declínio da receita foi generalizado, mesmo com a redução de preços praticado pela empresa.
E, aí, se entra em um campo já previsto pelas emissoras populares há anos: o custo operacional da Globo para manter a diferenciação de qualidade. Além dos custos de casts, houve aumento nos custos dos direitos de transmissão e exibição, especialmente em eventos esportivos.
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Fonte: Brasil 2477
Edição: Mário Pires Santanyyba
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