domingo, 9 de fevereiro de 2020

*A mensagem do picles*

Por *Gustavo Rosal

O indicador passeava pela tela do Instagram, entre o besteirol político e o de pilhéria, surpreendentemente renovados a cada dia. Certo que um conhecido dava de se mostrar, uma news do mercado do futebol, uma receita: rolinhos primavera recheados com deliciosa aleatoriedade e carne bovina. Ia a posta suculenta à frigideira, as cebolas caramelizadas, de aroma perfurante, os codimentos todos - e o picles em conserva. Meu coração vibrou um momento, em uma turba de desejo. Estava o incompreendido ingrediente, de aspecto tão rebarbativo, a me tomar de emoção, com seu sabor travoso, ácido, fastfoodiano... Apaixonar-se... Estamos sempre sujeitos às paixões. A natureza tem um auê repentino, logo, absorve esse tanto de gente em esperança; e também há aquelas paixões que se constroem, derivadas de outros sentimentos, para apaziguar o restante das pessoas. A mulher, por acaso (parece que não cansa de ser o exemplo maior), é o estandarte da paixão, com seus pequenos encantos a nos invadir, feito um sereno no deserto. E outras paixões se assomam aos homens. A paixão é isso mesmo, uma peculiaridade a se inventar. Sei daqueles que se apaixonam por uma memória de família, uma busca, um espelho fosco. Parecem mesmo um pouco mais simpáticos que os demais, pois, ao menos, mais vale algo que nos anime do que não ter;
participar do grupo dos desprovidos de nervos, tão presente nas sociedades. 
06.02.20.
*Gustavo Rosal é escritor, especialmente poeta, cronista e contista. Participou das coletâneas "Versania" e "Contos entre Gerações", ambas de repercussão na cidade de Parnaíba, para além de outras publicações em jornais culturais, revistas, sites, blogs, redes sociais e afins, a exemplo do jornal "O Piagüí", o blog da Academia Parnaibana de Letras, o espaço "Escrever sem Fronteiras", de iniciativa do Sesc, "Trema", "Gueto", "Vacatussa". É bacharelando em Direito pela UESPI. Nascido em Teresina, no ano de 1996.
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.