sábado, 22 de fevereiro de 2020

Cirurgia sem bisturi: 'Tavi' é realizada no Hospital Unimed Teresina

Acordado e sem bisturi, paciente de 66 anos é operado na última terça-feira (18) e recebe uma válvula cardíaca (prótese aórtica) no Hospital Unimed Primavera.
Do *Blog Notícias
Foto/Ascom/Unimed Teresina
É a segunda vez que o procedimento é realizado no hospital do Sistema Unimed Teresina. De nome “TAVI”, no conceito atual da Medicina, trata-se de uma intervenção minimalista, ou, uma cirurgia minimamente invasiva.
Esse tratamento é o mais moderno e mais avançado da cardiologia: um implante de uma válvula é levado ao coração por cateter, a partir de uma veia situada na perna. O paciente recebe anestesia local, uma sedação leve, e permanece acordado durante toda a intervenção. Não há cortes como em uma cirurgia convencional.
O médico cardiologista que coordenou o procedimento, Paulo Márcio Sousa Nunes, responsável técnico pelo setor de Hemodinâmica do HUP, explica que a TAVI é realizada em poucos centros no Brasil e no mundo.
Além de Nunes, participaram o cirurgião cardiovascular Osanan Amorim Leite e os cardiologistas José Armando Mangione, Carlaile Antônio Sarmento de Araújo Costa e Lucas Dias. Mangione é diretor da cardiologia do Hospital da Beneficência Portuguesa, de São Paulo. A médica anestesiologista foi Mônica Cronemberger Guimarães Serzedo.
“A realização desse procedimento eleva o hospital ao mais alto nível de resolução em complexidade das doenças cardíacas que existe atualmente” – reforça Nunes.
Segundo o especialista, o que torna a TAVI tão especial é que ela pode ser indicada a pacientes que não teriam condições de passar por uma cirurgia convencional, “de peito aberto”, como pacientes idosos, já operados, ou aqueles com muitas doenças crônicas.
O cardiologista conta ainda que o procedimento recente, assim como o primeiro, também realizado por ele e equipe, foi um sucesso e o paciente passa bem. 
Fonte: *180graus.com
Com informações da assessoria
Edição: Mário Pires Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.