sábado, 22 de fevereiro de 2020

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES PARA 2020 da FUNDAÇÃO RAUL BACELLAR

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES PARA 2020 - (APROVADA PELOS INSTITUIDORES DA FUNDAÇÃO RFB EM: 11/01/2020) 
JANEIRO e FEVEREIRO
ESTES dois meses do princípio de 2020 serão dedicados pela FUNDAÇÃO DR. RAUL FURTADO BACELLAR aos serviços de restauração do prédio sede da entidade, localizado na Rua Vera Cruz, nº 744, bairro São José, bem como continuação das obras de restauração a cargo da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Piauí e IPHAN no prédio da “PHARMÁCIA DO POVO – MUSEU VIVO”, localizado no Espaço Cultural Porto das Barcas, Centro desta cidade, obras nas quais deu-se o constante envolvimento da FUNDAÇÃO no seu acompanhamento; catalogação, remoção e guarnição de peças, e outras providências necessárias à reforma do prédio previsto para ser inaugurado, junto aos demais do mesmo Complexo Cultural, em março de 2020. 
Ø TAMBÉM para elaboração de projetos e programas nas áreas de educação, saúde, cultura e social para atender todas as faixas etárias: criança, adolescente e idoso, sem prejuízo, durante este período, de eventual distribuição de alimentos ofertados pelo Programa Mesa Brasil – SESC/Parnaíba. 
Ø PARTICIPAÇÃO da FUNDAÇÃO DR. RAUL BACELLAR, em eventos de empreendedorismo, levados a efeito pelo “PROGRAMA MESA BRASIL – SESC/PARNAÍBA”, os quais deverão acontecer ao longo de todo o ano de 2020, conforme condição requerida pelo MESA BRASIL às entidades parceiras. 
Ø APOIO, juntamente outras entidades da sociedade civil, a exemplo do INSTITUTO HISTÓRICO – GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE PARNAÍBA – IHGGP e da ASSOCIAÇÃO DOS COMUNICADORES DE PARNAÍBA – ASCOMPAR, aos eventos da ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS – APAL, dentre os quais, destaca-se o que previsto para este mês de janeiro: cerimônia de posse dos novos acadêmicos, os jovens intelectuais CLÁUCIO CIARLINI NETO e DIEGO MENDES SOUSA. 
Ø REINÍCIO, já em fevereiro, das atividades do “Grupo de Escoteiros Dr. Raul Furtado Bacellar - GERFUBA”, apoiado/assistido/patrocinado por esta Fundação e sob a gestão dos chefes escoteiros Olavo Sales, Ana Vilma, Edson Gomes, e orientação espiritual do padre anglicano Pedro Felipe Silva Lima (oriundo do Ceará, agora residindo em Parnaíba – PI), o mais novo parceiro do grupo. Realização de acampamentos na zona rural da região norte deste Estado. Programação de encontros com outros GRUPOS de Campo Maior, Altos e Teresina. 
MARÇO 
Ø REINÍCIO das atividades do “Clube da Melhor Idade” aos sábados pela manhã e em outros dias previamente combinados para realização de passeios. Para este ano, programação de novas oficinas de arte, bordado e culinária, todos com apoio do “Programa MESA BRASIL – SESC/ PARNAÍBA (PI)”. 
Ø COMEMORAÇÃO do DIA INTERNACIONAL DA MULHER, programado para o dia 14 (em vez do dia 8) com realização de evento festivo nos jardins da sede da Fundação Dr. Raul Bacellar tendo como público alvo, não apenas as mulheres, mas o segmento da terceira idade como um todo. TAMBÉM emissão de mensagem radiofônica, patrocinada pela FUNDAÇÃO, às mulheres parnaibanas através da Rádio Igaraçu. 
Ø ACAMPAMENTO do Grupo GERFUBA, previsto para os dias 13 a 15 de março, em local a ser definido. 
Ø REINÍCIO das oficinas profissionalizantes, com utilização de argila; outras com tecido, promovidas pela Fundação e ministradas pelas professoras Conceição Amorim, Inês Melo e Patrícia Carvalho tendo como público central os idosos(as) assistido(as) pela Fundação bem como pessoas das comunidades dos bairros São José, Mendonça Clark, Ilha Grande de Santa Isabel, Luís Correia e Cajueiro da Praia. 
Ø CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA aos idosos do CLUBE DA MELHOR IDADE mantido por esta Fundação, a cargo do padre anglicano Pedro Felipe Silva Lima. Evento festivo com distribuição de almoço especial e brindes envolvendo adolescentes, adultos e idosos de um modo geral. 
Ø APOIO material e financeiro ao “CURSO PRELIMINAR EQUIFOR/PI” organizado pelo GERFUBA (Grupo de Escoteiros Dr. Raul Furtado Bacellar) a ser realizado em Parnaíba/PI nos dias 21 e 22 de março tendo como público alvo os pais e responsáveis pelos escoteiros. 
Ø PALESTRA, a cargo do advogado e professor RENATO ARARIBÓIA DE BRITTO BACELLAR com o tema “A IMPORTÂNCIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 NA DEFESA DOS DIREITOS SOCIAIS” a ser ministrada aos idosos do CLUBE DA MELHOR IDADE pela passagem do Dia da Constituição (25 de março). 
Ø REINAUGURAÇÃO (prevista pela Secretaria de Cultura do Piauí para este março de 2020) do ESPAÇO CULTURAL PORTO DAS BARCAS, incluindo-se a reabertura da PHARMÁCIA DO POVO – MUSEU VIVO, mantida por esta Fundação. 
Ø DISTRIBUIÇÃO de livros didáticos do ensino fundamental e ensino médio para escolas públicas e particulares de Parnaíba nas zonas urbana e rural, assim como em cidades da região litorânea do Piauí. 
ABRIL 
Ø PALESTRA, a cargo do médico cardiologista MÁRCIO BRAZ MONTEIRO com o tema “CUIDADOS COM A SAÚDE NA TERCEIRA IDADE”, a ser ministrada ao CLUBE DA MELHOR IDADE e aos adultos e idosos de uma maneira geral alusiva à passagem do Dia Mundial da Saúde (7 de abril). 
Ø APOIO ao “2º CURSO DE GESTORES DO PROGRAMA EDUCATIVO” do GERFUBA (Grupo de Escoteiros Dr. Raul Furtado Bacellar). Previsto para os dias 18 a 21 de abril. 
Ø COMEMORAÇÃO do Dia Mundial do Escoteiro (23 de abril), com apresentação do Grupo de Escoteiros Dr. Raul Furtado Bacellar nos meios de comunicação da cidade. Exibição de atividades educacionais na Praça da Graça (coração da cidade de Parnaíba). 
Ø REALIZAÇÃO de palestras de cunho cívico-educativas em escolas de bairros de Parnaíba, Ilha Grande do Piauí, Luís Correia, Cajueiro da Praia. Distribuição gratuita de material escolar. 
MAIO 
Ø ESTABELECIMENTO de parceria com o Curso de Odontologia da UESPI de Parnaíba com vistas à realização de serviço de assistência odontológica a idosos e a pessoas de baixo poder financeiro. 
Ø EM PARCERIA com a Academia Parnaibana de Letras – APAL e pelo transcurso do Dia da Literatura Brasileira (1º de maio), exposição de autores e obras regionais em stands montados na Praça da Graça. Posteriormente, visitação às escolas de nível fundamental e médio para, em palestras, incentivar a leitura de livros e periódicos pelos alunos. 
Ø COMEMORAÇÃO do Dia das Mães (9) com oferta de almoço especialmente preparado por integrantes do “Clube da Melhor Idade” e dos alimentos naturais repassados pelo Programa MESA BRASIL – SESC/Parnaíba e, eventualmente, conseguidos de outros parceiros. Participação, a convite, dos idosos da Ilha Grande do Piauí; também de Luís Correia e de Cajueiro da Praia. 
Ø VACINAÇÃO contra a gripe “influenza” nos jardins da Fundação Dr. Raul Furtado Bacellar ao longo de todo o dia __ de maio (data a ser definida), em parceria com a Secretaria de Saúde de Parnaíba/Posto de Saúde do bairro Mendonça Clark. Apoio da Fundação também na parte da divulgação e no oferecimento de lanche. 
Ø PARTICIPAÇÃO da FUNDAÇÃO DR. RAUL BACELLAR na XVIII SEMANA NACIONAL DE MUSEUS, evento realizado simultaneamente em museus de todo o Brasil sob coordenação do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, com exposição de parte de seu acervo programada para os dias 18 a 24 de maio. Neste 2020 traz o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. 
Ø COMEMORAÇÃO DOS 26 ANOS (1994 a 2020) da FUNDAÇÃO DR. RAUL FURTADO BACELLAR, dia 26 (data aniversária do patriarca RAUL FURTADO BACELLAR. Nascido em 1981, estaria completando, nesta data, 129 anos. Faleceu aos 106 anos de idade em novembro/1996, isto é, há 24 anos). Oferecimento de alimentos já preparados para imediato consumo e que resultantes daqueles que fornecidos pelo Programa MESA BRASIL – SESC/Parnaíba e outros doadores. 
Ø PARTICIPAÇÃO do Grupo de Escoteiros Dr. Raul Bacellar - GERFUBA, no XXVI Congresso de Escoteiros do Brasil, dia 26, em Curitiba-Paraná. 
JUNHO 
Ø COMEMORAÇÃO do DIA DA ECOLOGIA (5) e do DIA DO MEIO AMBIENTE (6) com ações voltadas para a preservação do Rio Igaraçu na extensão ponte do Jandira à localidade “Testa Branca”; também das que voltadas para a “Lagoa do Portinho” e da “Lagoa do Bebedouro”. Envolvimento dos escoteiros; dos integrantes do Lions Club; do Rotary Club e de outras entidades da sociedade civil organizada. 
Ø APOIO ao “29º MUTECO (MULTIRÃO NACIONAL ESCOTEIRO DE AÇÕES ECOLÓGICAS)” realizado pelo GERFUBA. Evento que envolve ação simultânea de Grupos de todo o Brasil entre os dias 6 e 20 de junho. 
Ø PELA passagem do DIA DA MARINHA BRASILEIRA (11), visita dos idosos da Fundação e dos escoteiros do GERFUBA à Capitania dos Portos do Piauí, onde serão recepcionados pelo Capitão de Fragata Benjamim Dante e sua tripulação. Participação do Grupo de Escoteiros do Mar – GEMAR/Parnaíba. 
Ø COMEMORAÇÃO DO 108° ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DO MOVIMENTO ESCOTISTA NO BRASIL (14/06), com atividade educacional-cívica, contando com a participação de alunos da Escola Militar Presidente Jair Bolsonaro na Praça da Graça. 
Ø EM COMEMORAÇÃO ao DIA DO CINEMA BRASILEIRO (19) realização de “sessão de cinema” aberta ao público em geral com a exibição de película mostrando as potencialidades turísticas naturais da região litorânea do Piauí. 
Ø PELA PASSAGEM do DIA MUNDIAL DO DESPORTO OLÍMPICO (23) e iminência da realização dos jogos olímpicos de Tóquio, palestra a cargo da educadora física JULIANA BERNARDO ao público em geral e, especialmente aos da terceira idade, na abordagem do tema “A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE”. 
Ø REALIZAÇÃO de novos cursos/oficinas culinárias no fabrico de doces e salgados, bem como daqueles da área de artesanato em madeira, cerâmica e, tecido envolvendo pessoas especialmente do bairro “Ilha Grande de Santa Isabel”. 
Ø RETORNO do “ARRAIÁ” da Terceira Idade, evento festivo tendo como público alvo os idosos da FUNDAÇÃO. Apresentação em espaços culturais de Parnaíba, Ilha Grande do Piauí, Luís Correia, Cajueiro da Praia. Apoio do Programa “Mesa Brasil – SESC/PHB”. 
JULHO 
Ø NESTE mês a Fundação se voltará para o atendimento de visitantes turistas na Pharmácia do Povo – Museu Vivo, este, no Espaço Cultural Porto das Barcas, caso já estejam concluídos os serviços de restauração do referido Espaço pelo Governo do Estado (prometida sua inauguração em março passado). 
Ø REALIZAÇÃO do já tradicional CAMPEONATO DE XADREZ, de preferência (ainda não definido), tendo como local os jardins da própria Fundação, reunindo jogadores de outras cidades do Piauí e também do Ceará e Maranhão. 
Ø APOIO à participação do GERFUBA na “1ª CAPACITAÇÃO MUNDO MELHOR”, evento destinado à capacitação das equipes regionais. Realização de concurso literário entre alunos dos ensinos fundamental e médio de Parnaíba (PI). 
AGOSTO 
Ø APOIO à celebração do “DIA DO ESCOTISMO” pelo GERFUBA. (1º de agosto, data do início do primeiro acampamento de Brownsea, em 1907). 
Ø COMEMORAÇÃO do DIA DOS PAIS do “Clube da Melhor Idade” e idosos do bairro São José. Possibilidade de concentração na Praça Santo Antônio – Centro. 
Ø COMEMORAÇÃO do aniversário da cidade de Parnaíba com a participação de crianças e adolescentes do Grupo de Escoteiros Dr. Raul Bacellar e de idosos do Clube da Melhor Idade. Participação em desfile cívico na Praça da Graça, Centro. 
Ø APOIO financeiro e material à participação do GERFUBA na “OFICINA DE TRABALHOS COM RAPEL” e ser realizada em Teresina, dias 15 e 16, por equipe especializada EQUIFOR/PI. 
Ø APOIO financeiro e material à participação do GERFUBA no “14º FÓRUM MUNDIAL JOVENS LÍDERES”. 
Ø PROSSEGUIMENTO da campanha de construção de rampas de acessibilidade para idosos e deficientes em diversos pontos da cidade, notadamente nas escolas e em logradouros que servem de estacionamento para o transporte coletivo. 
Ø INTENSIFICAÇÃO, em sua segunda etapa, da campanha de vacinações periódicas/ anuais para crianças, adolescentes, adultos e idosos. 
Ø PALESTRA pela passagem do DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO (29) a cargo da médica pneumologista, dra. ILVANETE BELTRÃO. 
SETEMBRO 
Ø PARTICIPAÇÃO de crianças, adolescentes e idosos da Fundação RFB nas festividades cívicas do 7 de setembro (desfile pelas principais artérias centrais da cidade). 
Ø CONTINUAÇÃO das oficinas culinárias de preparação de bolos (salgados e doces) sob a orientação das instrutoras Inês Melo, Patrícia Carvalho, Conceição Amorim, Maria Nascimento e Ana Vilma e que voltadas para pessoas de baixa renda. Os ingredientes são os que adquiridos com recursos da própria Fundação e, daqueles que fornecidos pelo Programa MESA BRASIL – SESC/Parnaíba. 
Ø PARTICIPAÇÃO na 14ª PRIMAVERA DOS MUSEUS, evento realizado simultaneamente em museus de todo o Brasil sob coordenação do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Para este 2020 com data e tema ainda a serem divulgados. 
Ø COMEMORAÇÃO da SEMANA DA IMPRENSA, evento que se realiza todos os anos, tendo como palco principal da festa de encerramento a sede da Fundação Raul Furtado Bacellar. 
Ø APOIO ao GERFUBA na comemoração do “DIA INTERNACIONAL DA PAZ (RESOLUÇÃO DA 15ª CONFERÊNCIA MUNDIAL ESCOTEIRA DE 1990)” no dia 21. 
OUTUBRO 
Ø COMEMORAÇÃO do DIA INTERNACIONAL DO IDOSO (1º de outubro) com passeio ao SESC PRAIA. 
Ø FESTA pelo DIA DA CRIANÇA, tendo como local os jardins da própria Fundação RFB. Nesta oportunidade, além de brinquedos distribuídos são servidos lanches e refrigerantes para as crianças. 
Ø ANIVERSÁRIO de 7 anos (em data de 12 de outubro) do GRUPO DE ESCOTEIROS DR. RAUL FURTADO BACELLAR – GERFUBA, com celebração ainda a ser definida. 
Ø COMEMORAÇÃO do DIA DO PIAUÍ (19) em programação do Governo do Estado à qual a Fundação RFB se associa, todos os anos, levando para solenidades as crianças e adolescentes do Grupo de Escoteiros Dr. Raul Bacellar, bem como dos seus idosos do Clube da Melhor Idade. 
NOVEMBRO 
Ø CONTINUAÇÃO de oficinas de culinárias, como apêndice das oficinas que são ofertadas pelo Programa MESA BRASIL – SESC/Parnaíba, em diferentes meses do ano, em Parnaíba. 
Ø REALIZAÇÃO de palestras em estabelecimentos de ensino de nível médio das cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Bom Princípio e Buriti dos Lopes na abordagem de questões elementares de proteção aos direitos dos deficientes, das crianças, das mulheres e dos idosos. 
Ø REALIZAÇÃO de visita programada de estudantes de ensino fundamental das escolas Monsenhor Roberto Lopes, Godofredo Miranda, Edson Cunha, Lauro Andrade Correia, à sede da Fundação e/ou à PHARMÁCIA DO POVO/MUSEU VIVO. Realização de pesquisas históricas da cidade, do Piauí e do Brasil. 
Ø PALESTRA aos idosos à cargo da nutricionista Patrícia Carvalho com o tema “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EVITA MUITAS DOENÇAS”. 
Ø APOIO financeiro e material à realização da “JORNADA JURÍDICA”. Evento anualmente levado a efeito no mês de novembro pelo Curso de Direito da UESPI de Parnaíba. 
DEZEMBRO 
Ø LANÇAMENTO do livro “A ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO PIAUHY”, obra de caráter historicista de autoria de Tarcísio Vilarinho Gomes de Oliveira e Renato Araribóia de Britto Bacellar, com cerimônia nos jardins da sede da Fundação. 
Ø REALIZAÇÃO de passeio para os idosos e voluntários a local turístico do litoral piauiense a ser definido. 
Ø APOIO material e financeiro à realização do “ACAMPAMENTO FINAL” do GERFUBA para este 2020. Local e data ainda a serem definidos. 
Ø ENCERRAMENTO de cursos práticos de curta duração ministrados ao longo de 2020, sobretudo daqueles que direcionados ao empreendedorismo e para aqueles que orientados para o aproveitamento de alimentos perecíveis. 
Ø FESTA NATALINA 
Parnaíba, Piauí: 11 de janeiro de 2020 
RENATO ARARIBÓIA DE BRITTO BACELLAR 
Presidente da FUNDAÇÃO Dr. Raul Furtado Bacellar - FRFB 
MARIA CÂNDIDA COUTO BACELLAR 
Diretora administrativa da FUNDAÇÃO Dr. Raul Furtado Bacellar - FRFB
Edição: Mário Pires Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.